Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Opinião dos profissionais da indústria alimentar

Indústria alimentar revela dinamismo para 2024

O primeiro trimestre de 2024 converge em eventos da indústria alimentar, o que nos permite, nesta primeira edição do ano da iAlimentar, antecipar as principais tendências e desafios que marcam o futuro próximo do setor...

Jarvis España, S.L.
Foto de Jorge Henriques, presidente da FIPA e presidente do Conselho Estratégico da Lisbon Food Affair

Jorge Henriques, presidente da FIPA e presidente do Conselho Estratégico da Lisbon Food Affair

Numa grande entrevista de antevisão à Lisbon Food Affair, que as revistas iAlimentar e iFoods publicam como media partners do evento, Jorge Henriques garante que a FIL, em Lisboa, será, entre 4 e 6 de fevereiro, o palco onde as empresas do setor alimentar e bebidas, Horeca e máquinas, equipamentos e tecnologias para a indústria alimentar “se podem posicionar proactivamente e mostrar aos mercados as suas soluções, inovação, estratégia, marcas”...

Foto de 2024: dez tendências do setor agroalimentar

2024: dez tendências do setor agroalimentar

A PortugalFoods apresenta “Trends 2024”. Segundo o relatório os consumidores olham para a alimentação como uma “arma” de impacto positivo: uma forma de cuidarem da sua saúde, mas também uma forma de mudar o mundo em que vivemos.

Foto de Amélia Estevão, diretora de Marketing da Exponor / Enotécnica

Amélia Estevão, diretora de Marketing da Exponor / Enotécnica

Nos dias 7 e 8 de fevereiro a Enotécnica 2024 regressa à Exponor com “as mais recentes tendências e soluções para os desafios enfrentados pelo setor”. Em entrevista, a diretora de Marketing da Exponor / Enotécnica prevê apresentações de tecnologias de precisão, novas soluções para a gestão de colheitas e processos de vinificação, e produtos voltados para a sustentabilidade ambiental.

Foto de Na Fuchs a sustentabilidade já é uma realidade

Na Fuchs a sustentabilidade já é uma realidade

Será que lubrificantes com desempenho de alta performance permitem reduzir as emissões de CO2, aumentar a sustentabilidade e proteger o planeta? A Fuchs garante que sim. O maior grupo independente de lubrificantes do mundo considera que o papel dos lubrificantes desempenha um papel crucial nesta matéria. “As soluções Fuchs movem o mundo, estão presentes em tudo no dia a dia: nas máquinas, nas fábricas, nos carros, nos eletrodomésticos, nas escadas rolantes, etc...

Foto de Entrevista com Mariana Reina, do Departamento de Inteligência Competitiva e Estratégica da Aimplas

Entrevista com Mariana Reina, do Departamento de Inteligência Competitiva e Estratégica da Aimplas

Nos próximos anos, estão previstas novas alterações legislativas que irão afetar a forma como os produtos feitos de materiais plásticos são concebidos, o que trará novos desafios, mas também novas oportunidades para esta indústria. Para analisar todas estas novidades e a forma como poderão afetar as empresas, a Aimplas vai realizar, nos dias 24 e 25 de maio, em Valência (Espanha), a 4ª edição do Fórum sobre Plásticos e Legislação OKPlast...

Foto de Transição digital

Transição digital

Há quem diga que não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças. Esta afirmação, não obstante de se apresentar como intemporal, apresenta por vários motivos uma atualidade excecional. A utilização de toda a tecnologia disponível foi evidente durante este período, desde reuniões virtuais, até à quase ausência de necessidade de presença física para realização de qualquer tipo de tarefa...

Foto de Entrevista com Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde

Entrevista com Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde

Fundada em 1996, a Sociedade Ponto Verde foi a primeira sociedade gestora de resíduos de embalagem instituída em Portugal. Nos últimos anos, o foco inicial na recolha e reciclagem alargou-se à aposta no trabalho junto dos fabricantes no sentido de lançarem no mercado embalagens com melhor desempenho ambiental...

Foto de Sem fundamentalismos

Sem fundamentalismos

Não é novidade que estamos mergulhados numa profunda crise. Neste contexto, a estabilidade social e política é um dos caminhos mais adequados para mitigar os seus impactos, quer pelo bem-estar dos cidadãos quer pela competitividade das empresas.
No entanto, em contracorrente, são muitos os “factos” ou “contra-factos” que proliferam e se disseminam, transversalmente, nas diversas camadas da sociedade...

Foto de

"Apostar na pesca sustentável é apostar no futuro”

O problema da sobrepesca não deixou de crescer desde a década de 1970 e, de acordo com o relatório SOFIA da FAO, publicado em maio de 2020, 34% das populações de peixe encontram-se num estado biologicamente insustentável. Além disso, o consumo de peixe por pessoa passou de 9 kg em 1960 para 20 kg em 2017, sendo uma proteína essencial para três mil milhões de pessoas. A procura não parou de crescer em todo o mundo o...

Foto de “A partir do momento em que dermos valor ao plástico, ele deixa de aparecer nas lixeiras”

“A partir do momento em que dermos valor ao plástico, ele deixa de aparecer nas lixeiras”

No final de fevereiro, em plena pandemia, 60% do capital da Logoplaste mudou de mãos e consta que não faltaram interessados. A atenção demonstrada pelos mercados financeiros revela que a empresa portuguesa está de boa saúde e recomenda-se. Nesta entrevista, Luís Almeida, diretor de marketing da multinacional, revela-nos que o segredo está na aposta na inovação e sustentabilidade, bem como na relação de proximidade com os seus clientes...

REVISTAS

TECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024Siga-nosEasy fairs Iberia - Porto

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    27/03/2024

  • Newsletter iAlimentar

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial