Atualidade da automatização
QuickRobot da igus: equipar robôs de forma fácil
Na nova versão do configurador de equipamentos robóticos encontra o sistema de pacote de energia adequado para cobots, robôs Scara e outros robôs industriais.
Na nova versão do configurador de equipamentos robóticos encontra o sistema de pacote de energia adequado para cobots, robôs Scara e outros robôs industriais.
A Infaimon vai realizar, no próximo dia 7 de julho, às 15 horas, um webinar gratuito dedicado ao tema ‘Sistemas espectrais e aplicações: explorando o visível (e o invisível)’.
Esta formação online destina-se a todos os que pretendam aprender mais sobre os conceitos básicos da análise de imagens espectrais e algumas das suas aplicações mais úteis. Os participantes terão também oportunidade de conhecer as mais recentes novidades no mercado em câmaras, software e soluções verticais...
As vendas de robôs industriais registaram uma forte recuperação: um recorde de 486.800 unidades foram vendidas em todo o mundo, um aumento de 27% em relação ao ano anterior.
A Collaborate Tour quer levar os cobots a todos os cantos de Portugal.
A Universal Robots, fabricante dinamarquês de robôs colaborativos (cobots), apresentou na feira Automatica (Munique, Alemanha) um novo cobot industrial de 20 kg. O UR20 destaca-se pelo design inovador baseado nos 17 anos de experiência da empresa em engenharia robótica. Além da elevada capacidade de carga, a sua estrutura articulada possibilita ciclos mais rápidos em espaços mais pequenos.
Com 1.160 metros quadrados de espaço de stand, a Jungheinrich é mais uma vez o maior expositor da LogiMAT
Os últimos dois anos têm sido fortemente marcados pelos efeitos de choque causados pela pandemia e as organizações têm desenvolvido esforços para navegar num ‘novo normal’. A tecnologia tem tido um papel determinante nesta fase, representando uma oportunidade para criar um futuro com base na inovação.
A automação através do MiR200 facilita o transporte das embalagens de cartão que são criadas nos processos de co-picking da FM Logistics.
A Fanuc apresenta 3 novos modelos de robôs colaborativos industriais: CRX-5iA, CRX-20iA/L e CRX-25iA, que se juntam aos outros modelos da série CRX: CRX-10iA e CRX-10iA/L. Estes 5 modelos estarão em exibição na feira IREX (International Robot Exhibition) que se vai realizar de 9 a 12 de março, em Tóquio, e na feira virtual IREX (1 a 18 de março).
O primeiro evento Collaborate em Portugal, uma iniciativa da Universal Robots, terá lugar no dia 8 de março em Aveiro, onde o tecido produtivo da região poderá conhecer casos de sucesso de automatização colaborativa. O tour mostrará os cobots da UR em mais de 60 eventos em Espanha e Portugal durante 2022, com o objetivo de impulsionar a indústria local.
Os robôs Scara são ideais para executar tarefas de pick&place ou montagens na indústria. No entanto, estas dinâmicas têm uma duração de vida limitada devido ao desgaste das mangueiras corrugadas num curto espaço de tempo. Como tal, a igus desenvolveu agora uma alternativa, que pode ser substituída com a Solução de Cabo Scara, o que aumenta significativamente a duração de vida.
O novo ReBeL, com sistema de engrenagens em polímero totalmente integradas, abre facilmente novas portas nos robôs colaborativos.
Tão grande como um tigre adulto: a igus pode agora imprimir componentes em polímeros isentos de lubrificação e manutenção até três metros. Os tribo componentes de baixo peso são fabricados num único processo de impressão e são até 50 vezes mais resistentes ao desgaste do que os plásticos normais, pelo que são ideais para uma utilização económica na construção de máquinas em grande escala.
O fabricante de robôs móveis, autónomos e colaborativos apresentará na 'Logistics and Automation Madrid' três dos seus novos produtos: MiR250, MiR500 e MiR250 Hook.
Esta última fase do projeto de inovação teve um investimento que superou os 90 milhões de euros.
Supermercados e restaurantes em todo o mundo encomendam peças inteiras de carne e peixe aos seus fornecedores ou compram-nas ao quilo. A Astech apercebeu-se de que, nos últimos anos, estão a solicitar mais controlo sobre o produto, o seu peso, o processo de corte e os dados associados. E esta tendência está a crescer...
Editorial da edição N.º 2 da iALIMENTAR.
O projeto Pick-a-Future, cofinanciado pelo EIT Manufacturing, é um projeto desafiador que está a ser desenvolvido por um consórcio internacional, com o objetivo de garantir o reforço do controlo alimentar e da qualidade do peixe fresco.
O programa de financiamento de robôs colaborativos da empresa inclui três meses de período de carência e 0% de juro, o que permite às PME acelerar o retorno do investimento em robótica.
Preferências dos consumidores cada vez mais exigentes. Segurança alimentar com o foco na cadeia de valor. Tecnologias novas ao serviço do agroalimentar. Estes são apenas alguns fatores que têm desencadeado impulsos na área da automatização de processos na indústria alimentar, com recurso a robótica. Fomos perceber como esta revolução 4.0 está a mudar o mercado com uma importante inovação empresarial...
O mercado mundial da mobilidade robótica está em expansão. Até 2023, espera-se que as vendas unitárias de Robôs Móveis Autónomos (Autonomous Mobile Robots, ou AMRs, na sigla em inglês) em setores como a logística, por exemplo, aumentem 31% ao ano. A utilização destes robôs em ambientes públicos também deverá crescer muito rapidamente, com um aumento de vendas unitárias expectável na ordem dos 40% ao ano...
www.ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa