Robots) TugBot2.
Como explica a empresa este robot destaca-se pela sua capacidade de integração rápida e eficaz em diferentes ambientes industriais e logísticos, garantindo operações mais seguras, ágeis e economicamente sustentáveis.
O TugBot2 apresenta benefícios significativos que o tornam uma solução inovadora para a intralogística. Com a sua autonomia e capacidade de resposta imediata, o robot responde a pedidos de última hora com agilidade, enquanto liberta os recursos humanos de tarefas rotineiras e pesadas, permitindo que os colaboradores se concentrem em atividades de controlo e gestão, o que resulta em maior satisfação e produtividade. Além disso, o TugBot2 otimiza o fluxo de materiais, melhorando a eficiência na movimentação de produtos e reduzindo os tempos de entrega e o espaço de armazenamento necessário. Devido à sua flexibilidade é capaz de adaptar rotas em tempo real, assegurando uma produção contínua e personalizada, sem interrupções por falta de componentes. O TugBot2 é capaz de realizar manobras complexas, incluindo marcha-atrás com uma precisão de 5 mm, mesmo ao transportar cargas superiores a 1.000 kg.
A Bowe Group aponta que tanto o AMR da BOWE GROUP, como o TugBot2, são verdadeiros “colaboradores” no processo intralogístico, capazes de puxar diferentes formatos de carrinhos, transportar e empilhar paletes, interagindo com itens de variados formatos e pesos. A sua adaptabilidade a ambientes dinâmicos e a capacidade de responder a alterações de tarefas em tempo real garantem uma operação segura e eficiente.
O “Cérebro” dos AMR, o sistema operativo MOV.AI, é um inovador e avançado software para AMR, tornando-o 100% compatível com qualquer sistema de gestão de armazém (WMS) pré-existente, permitindo a visibilidade total do fluxo de materiais em real-time, fornecendo dados atualizados em cada momento e assegurando as análises e corretas tomadas de decisão.
O seu sistema de navegação inteligente incorpora tecnologia de vanguarda, com sensores e conectividade IoT, que permitem a interação com outros AMR e movimentação segura em ambientes dinâmicos, prevenindo colisões com pessoas, objetos ou outros AMR.
Segundo Miguel Lachat, responsável Move e Intralogística do Grupo BOWE em Portugal: “o Grupo BOWE continua a apostar de forma significativa na sua estratégia direcionada à robótica, nomeadamente em AMR, destacando a solução avançada como o Tugbot2. Este movimento reflete a visão da empresa em oferecer uma gama abrangente de soluções de intralogística integradas, eficientes e adaptáveis às necessidades específicas dos seus clientes. Num contexto global marcado pela necessidade crescente de eficiência operacional, flexibilidade e automatização inteligente, os AMR representam um salto qualitativo essencial para otimizar processos logísticos internos”.
O executivo acrescenta ainda que “este Este reforço na área da robótica móvel autónoma é parte da estratégia contínua de inovação tecnológica do Grupo BOWE, evidenciando o compromisso da empresa com a investigação e desenvolvimento de soluções que respondam diretamente aos desafios enfrentados pelas empresas na atualidade. A introdução destes AMR inovadores complementa eficazmente as reconhecidas soluções de intralogística da empresa, fortalecendo a sua oferta e promovendo ainda maior eficiência e rentabilidade operacional. Com os AMR na sua linha de frente tecnológica, o Grupo BOWE consolida-se como referência em inovação e excelência tecnológica no setor da intralogística, proporcionando aos seus clientes a capacidade de alcançar maior competitividade e sucesso no mercado global”.
www.ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa