Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
12 a 14 de fevereiro, na FIL

Inovação, eficiência energética e sustentabilidade alimentar em destaque na Lisbon Food Affair

10/02/2023
A Lisbon Food Affair vai ser o palco do debate sobre os principais temas da fileira agroalimentar, reunindo entidades do setor público e privado que vão apresentar, entre outros, os desafios relacionados com a sustentabilidade alimentar, digitalização, cadeias de abastecimento, inovação, consumidor, internacionalização e financiamento.
Imagen

Para Marina Calheiros, gestora e coordenadora da Lisbon Food Affair, “os objetivos são muito claros: ser o palco onde as empresas se podem posicionar proactivamente e mostrar aos mercados as suas soluções, a sua inovação, a sua estratégia, as suas marcas; ser um espaço de experienciação, onde em tempo real é possível perceber a reação e aceitação do mercado nacional e internacional à oferta apresentada.”

“Só assim será possível alcançar o objetivo maior deste evento: o de funcionar como acelerador do processo de concretização de negócios, e assumir-se como o grande Marketplace das áreas do Food & Beverage, Horeca e Tecnologias para a Indústria Alimentar.”

Financiamento

No âmbito do tema sobre financiamento, a AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, terá uma intervenção em duas conferências, uma dedicada aos financiamentos para a atividade turística e outra centrada no papel da eficiência energética no canal Horeca.
Carlos Moura, presidente da AHRESP que se faz representar no Conselho Estratégico do evento, destaca a importância do evento enquanto marketplace para as empresas do canal Horeca, no atual momento em que o mercado, e particularmente o setor agroalimentar e de turismo, continuam a enfrentar grandes desafios, exigindo “estratégias pensadas ao detalhe”.

Ainda no contexto das abordagens ao financiamento, destaque para a apresentação da COTHN - Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional, sobre o tema “Projetos aprovados no âmbito da promoção dos produtos agroalimentares, no âmbito do PRR”, com foco nas iniciativas emblemáticas: Mitigação e Adaptação às Alterações Climáticas; Agricultura 4.0; Territórios sustentáveis; Agricultura Circular; Excelência da organização da Produção.

Sustentabilidade e inovação

Estes dois temas também vão estar em foco na conferência do ISA | LEAF sobre o tema “Alimentos do Futuro: Alternativas sustentáveis e Nutritivas”, onde serão abordadas questões como as mudanças globais, alterações climáticas e o crescimento da população mundial, desenvolvimento de processos para a produção de novos alimentos, seguros e sensorialmente apelativos para o consumidor, com impacto na saúde, economicamente rentáveis, além da economia circular.

Digitalização

Este é outro dos eixos do debate promovido pela Lisbon Food Affair, que conta com as intervenções da Innovagency, com foco no impacto das tecnologias no setor alimentar e demonstração de casos de sucesso nacionais.

Este tema terá também duas sessões apresentadas pela MONERIS, que destaca a necessidade de implementação da era digital também no sector agroindustrial - “Tecnologias, práticas e certificação da maturidade digital” e “Experimentar antes de investir e como financiar a transformação digital”, destacando a necessidade de assumir a inovação como fator de competitividade.

Além destes temas, a Internacionalização no setor agroalimentar vai estar em foco pela AICEP, ANI, IAPMEI e AHRESP, que vão apresentar os projetos, fundos e incentivos de apoio à internacionalização. Estas ações vão ser acompanhadas de um período de atendimento e esclarecimento às empresas, sobre os apoios à internacionalização em curso.

A revista iALIMENTAR é media partner e participa com stand próprio.

O programa completo aqui

foto

REVISTAS

Easy fairs Iberia - PortoSiga-nosTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    27/03/2024

  • Newsletter iAlimentar

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial