Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
16 mil visitantes passaram pelo certame

Expoalimenta 2022 foi um sucesso

Ana Clara03/11/2022

Entusiasmo, ânimo e muitas soluções para a indústria alimentar portuguesa. Assim foi, em resumo, o que os profissionais e visitantes encontraram de 27 a 29 de outubro, na Exponor, em Matosinhos, naquela que foi a edição de 2022 da Expoalimenta. Para as empresas com quem falámos, o certame foi um sucesso. Revista iALIMENTAR foi media partner e marcou presença com stand próprio. Recorde-se que, em paralelo, decorreu também a Expocarne, reforçando a sua vertente de equipamentos e máquinas para preparar, processar e acondicionar produtos no segmento da carne.

Expoalimenta decorreu de 27 a 29 de outubro, na Exponor
Expoalimenta decorreu de 27 a 29 de outubro, na Exponor.

Ao todo, cerca de 300 empresas e 500 marcas marcaram presença na Expoalimenta.

Um dos objetivos da organização, a Exposalão, foi cumprido: reunir as empresas mais importantes da indústria alimentar e promover o setor num só espaço.

No certame, que contou com a visita de 16 mil pessoas, estiveram representados vários segmentos da indústria, desde máquinas, equipamentos e acessórios para restauração e hotelaria, soluções para o setor das embalagens e indústria da carne e logística.

Destaque ainda para vários expositores dos mais diversos segmentos, como carnes e enchidos, conservas, azeite, laticínios e derivados, massas e cereais alimentícios, pastelaria e doçaria, bem como o setor das bebidas.
No certame, estiveram representados vários segmentos da indústria alimentar portuguesa
No certame, estiveram representados vários segmentos da indústria alimentar portuguesa.
O evento abrangeu, assim, um vasto leque de áreas para preparar, acondicionar, embalar e processar até aos alimentos e bebidas.

Durante o certame a revista iALIMENTAR, que marcou presença enquanto media parner com stand próprio, falou com algumas empresas. Fomos perceber que balanço fazem deste certame que já se assume como um dos mais marcantes do País.

A entrada da Sojet na Indústria 4.0

Uma das empresas com quem falamos foi a Sojet, fabricante português de sistemas de higiene e limpeza industrial.

Hugo Gonçalves salienta: “acreditamos que só é possível acompanhar as tendências de mercado através da participação em feiras e, com isto, potenciar a inovação”.

Sojet, fabricante português de sistemas de higiene e limpeza industrial, com as suas soluções na feira
Sojet, fabricante português de sistemas de higiene e limpeza industrial, com as suas soluções na feira.

O responsável refere que esta “é uma oportunidade que temos para contactar com clientes existentes, apresentar-nos a novos clientes, estreitar relações com parceiros de negócio e, neste caso em concreto, reforçar a apresentação de uma nova solução que faz a monitorização da informação do sistema de higienização na indústria agroalimentar e que representa a entrada da Sojet na Indústria 4.0”.

“Esta solução visa dotar um sistema de lavagem tradicionalmente passivo, num sistema ‘inteligente’ que recolhe e controla toda a informação de pressão, caudal, níveis de consumo de detergente e desinfetante por ponto de higienização e eficiência energética”, explica Ramiro Vicente - I&D.

Para a Sojet, “o regresso aos eventos presenciais ao Norte do País foi muito positivo, permitiu-nos atingir os objetivos definidos e começar a projetar o ano de 2023 com otimismo renovado”.

Soluções Fuchs

Carlos Braga, da Direção Técnica da Fuchs, partilha os motivos da participação da empresa na Expoalimenta. “A nossa presença na feira foi um claro indicador da crescente importância do setor agroalimentar nos segmentos onde a Fuchs pretende estar presente e crescer. Concretizámos a expectativa de, não só apresentarmos as nossas soluções de lubrificantes de qualidade alimentar, mas também os serviços diferenciadores que garantem que os nossos parceiros e clientes cumpram e tenham conhecimento das necessidades em termos de segurança alimentar”.

Tendo a FUCHS uma reconhecida linha de lubrificantes de qualidade alimentar, a gama CASSIDA...

Tendo a FUCHS uma reconhecida linha de lubrificantes de qualidade alimentar, a gama CASSIDA, a empresa apresentou as restantes gamas complementares que também asseguram a segurança alimentar.

Tendo a Fuchs uma reconhecida linha de lubrificantes de qualidade alimentar, a gama CASSIDA, “quisemos apresentar as restantes gamas complementares que também asseguram a segurança alimentar: RENISO – óleos para Compressores de Frio, RIVOLTA – desengordurantes NSF e SUPERLA – óleos brancos NSF”. Em termos de serviços, o foco foi dado às Auditorias LCCP e ao programa FUCHS CARE.

Depois de uma pausa forçada relativa à situação da pandemia, Carlos Braga afirma que “estar de regresso às feiras, o melhor ponto de encontro com parceiros, clientes e potenciais clientes, encerra um sucesso, em si, indesmentível! Adicionalmente, foram cumpridos todos os objetivos projetados para esta feira, pelo que consideramos um êxito a nossa presença na Expoalimenta”.

Para 2023, a Fuchs quer “consolidar a sua posição no segmento da indústria alimentar e de bebidas, e crescer através de novas parcerias e novos clientes, apesar das esperadas restrições conjunturais”.

Logista Parcel

A Logista Parcel participou na Expoalimenta para divulgar a sua marca no setor alimentar português, adianta Paulo Dias, Chefe de Vendas da marca à iALIMENTAR.

A Logista Parcel, antiga Integra2, é uma rede de transportes especializada no canal alimentar. Oferecemos serviços de transporte a temperatura ambiente e controlada com a maior capilaridade em Portugal e Espanha.

“Dispomos de uma frota e armazéns, equipados com os mais modernos sistemas de rastreabilidade térmica, física e administrativa para fabricantes, grossistas e operadores que necessitem de uma solução ágil nos setores da restauração, hotelaria, retalho e comércio tradicional”, explica o responsável.

Equipa Logista Parcel na Expoalimenta
Equipa Logista Parcel na Expoalimenta.

Para Paulo Dias, “a feira foi muito positiva em termos gerais. Recebemos inúmeras visitas no nosso stand, além de solicitações formais de informações para desenvolver projetos operacionais com novos clientes”.

De futuro, a Logista Parcel garante que continuará a apostar no setor agroalimentar. “Prova disso é que acabámos de certificar a rede de transportes em Espanha e Portugal, na norma ISO 22000 para a segurança alimentar. Além disso, a Logista continua a apostar no setor, com destaque para as aquisições de mais duas transportadoras especializadas neste setor, como a Transportes El Mosca e o Grupo Carbó Collbatallé”, conclui Paulo Dias.

Jarvis

A Jarvis Espanha foi outra das empresas que marcou presença no certame. Assumidamente líder em maquinaria de processamento de carne, a empresa apresentou na feira as suas variadas soluções ao mercado português.

Stand da Jarvis
Stand da Jarvis.

Recorde-se que a Jarvis Espanha é a filial em Espanha e Portugal da Jarvis Products Corporation (Middletown, Connecticut, EUA), líder mundial na produção de maquinaria para o processamento de carne e aves há mais de 100 anos.

É o principal fornecedor de maquinaria para matadouros e instalações de desmancha.

“Estamos prestes a abrir um pequeno escritório em Portugal, sendo que desde 2016 estamos a oferecer aos nossos clientes soluções a partir da nossa sede em Espanha, com oferta de maquinaria, peças sobressalentes e serviço técnico nas suas instalações”, realça a empresa, e, por essa razão, a participação na feira fez todo o sentido.

“Decidimos participar nesta feira a fim de conhecer um pouco melhor o mercado potencial do país e estamos muito satisfeitos com as expectativas para o futuro. O principal objetivo é que as empresas saibam que têm à sua disposição uma empresa com aconselhamento completo para máquinas em matadouros e instalações de desmancha, e que apesar da distância, prestamos sempre o melhor serviço possível ao cliente”, afiança a Jarvis.

A empresa apresentou na feira uma variedade de máquinas, entre elas, um equipamento para esterilização de carcaças, que elimina agentes patogénicos, cabelos e outros que neles possam permanecer. Funciona com um bocal que aspira e liberta vapor para uma limpeza total, e que pode ser utilizado em ovinos e bovinos.

Além disso, foram apresentadas igualmente máquinas de desbobinagem, “as mais potentes do mercado”, que visam trabalhar presuntos curados ou macios. “Temos modelos diferentes para nos adaptarmos a todas as necessidades dos clientes”, sublinha a Jarvis.

Nestes dias de Expoalimenta, “descobrimos que há muitas empresas interessadas nas nossas máquinas no norte do país, com bons contatos e, assim, podermos ter um tratamento mais personalizado”.

RPL e a sua solução ePack-Hygiene

A RPL, empresa de serviços especializada em HACCP Digital, marcou presença na Expoalimenta 2022, promovendo a solução ePack-Hygiene, lançada ainda antes da pandemia.

Trata-se de uma ferramenta de HACCP digital fácil e intuitiva, baseada na digitalização do sistema HACCP, onde através de um terminal ou smartphone pode consultar todos os registos. Tem terminais de utilização exclusiva com um sistema de acompanhamento especializado, dedicado e personalizado. É uma solução integrativa com outras tecnologias de ponta como hubs e sondas de temperatura.

Solução ePack-Hygiene em destaque no stand da RPL
Solução ePack-Hygiene em destaque no stand da RPL.

"Por razões que todos nós conhecemos, há já algum tempo que não existia um certame com esta dimensão, na área alimentar e no Norte com representatividade nacional. A RPL, estando sediada no Norte, teria obrigatoriamente de estar presente num evento que consegue juntar profissionais da área alimentar. Os nossos objetivos na participação desta feira assentaram em dois pilares fundamentais: o primeiro, o da afirmação da RPL e do sistema ePack como o número 1 do HACCP digital em Portugal e, o segundo, o de conseguir ter durante três dias um palco privilegiado de empreendedores interessados em inovar os seus negócios com as soluções aqui apresentadas", disse Rui Lima, da RPL.

O responsável afirma que "o nosso sistema de HACCP digital ePack hygiene tem caraterísticas que permitem estar inserido num grupo de tecnologias inovadoras que possibilitam, por um lado, a diminuição significativa da burocracia, necessária ao cumprimento das obrigações na área da segurança alimentar, e por outro, a simplificação do sistema implementado com controlo efetivo da operação. O novo PDA que este ano aqui apresentamos foi um sucesso, que como complemento da versão tablet, que já fazia parte da nossa solução, veio aumentar a possibilidade de escolha mediante as caraterísticas de cada cliente".

Soluções de instrumentação da Hanna Instruments

Outra das empresas que marcou presença na feira foi a Hanna Instruments. Fundada em 1978, em Limena, Itália, por Oscar e Anna Nardo, a Hanna Instruments tornou-se uma referência mundial no desenvolvimento de instrumentação eletro analítica.

Após as limitações dos últimos dois anos, as expectativas da Hanna Instruments quanto à Expoalimenta “eram grandes”. Tendo como principais objetivos o contacto com o cliente e a apresentação das inovações da indústria, “a decisão na participação foi imediata”, refere a empresa à iALIMENTAR.

Stand da Hanna Instruments
Stand da Hanna Instruments.

Com especial foco na linha Foodcare, a empresa apresentou “soluções desenvolvidas especificamente para o setor alimentar. Em destaque apresentamos o HALO2, um conceito de medição inovador que oferece medições sem fios e agora com 8 novos modelos para aplicações alimentares. Este conveniente elétrodo, conectado a um smartphone ou tablet com a aplicação HANNA Lab, transforma-se num medidor com a precisão e funcionalidades de pH profissional”.

Destaque também para os Fotómetros portáteis SÉRIE 977xx, para leituras precisas de parâmetros como o cloro livre e total, cálcio, alcalinidade, pH, fosfato, entre muitos outros. “E pensando na otimização da qualidade e redução do tempo e resíduos durante o ciclo de produção, não poderíamos deixar de falar em Titulação Automática! Os Tituladores Automáticos HANNA são uma mais-valia no desenvolvimento da qualidade no setor alimentar em áreas variadas, como a produção de vinho, laticínios, conservas de vegetais e sumos de fruta”, adianta a Hanna.

Linha Foodcare, da Hanna Instruments
Linha Foodcare, da Hanna Instruments.

O balanço da participação “é realmente muito positivo. Para além de rever alguns clientes e parceiros de trabalho, o evento permitiu-nos ainda chegar a novos clientes da indústria alimentar”, prossegue a empresa.

Já com um novo ano no horizonte, a Hanna compromete-se a manter o standard de qualidade e de fornecimento e “continuar a inovar com o lançamento de novos produtos. Mas desejamos igualmente que seja um ano de maior proximidade, com participação em eventos e contacto direto com os clientes”.

CYR

Também a CYR participou na Expoalimenta, naquela que foi a primeira presença da empresa no certame.

Carlos Esteves, gerente da CYR, salienta que esta “foi uma feira muito específica que foge às tradicionais feiras do setor industrial. A nossa presença resulta da crescente orientação para o setor agroalimentar, corolários do início da distribuição das mangueiras da Continental”.

Como tal, vinca, “o nosso objetivo foi fazer chegar aos potenciais clientes desta área o conhecimento do posicionamento da CYR e das marcas que representa e que têm também produtos específicos para o setor agroalimentar”.

“Estando a CYR envolvida com a marca no lançamento em Portugal das mangueiras termoplásticas e de borracha da Continental, esta foi uma das principais apostas no salão”, refere.

Stand da CYR, na Expoalimenta
Stand da CYR, na Expoalimenta.

“As mangueiras da Continental, quer a gama termoplástica, que foi acrescentada ao portfólio com a aquisição da Merlett, o mais reconhecido produtor europeu destas mangueiras, quer a gama de borracha, distinguem-se, para além da óbvia qualidade do produto oferecido, pela vastíssima gama de mangueiras, cada uma delas com aplicações específicas que vão ao encontro das necessidades da indústria, e fundamentalmente pela certificação das mesmas para uso neste setor”, adianta Carlos Esteves.

Além da Continental, foi também divulgada a NTN, que tem na linha de produtos Sentinel uma dedicação ao setor alimentar, com caraterísticas inovadoras que os diferenciam de todos os produtos no mercado destinados a este setor e a lubrificação alimentar desta marca com aplicações diversas.

“Fomos o único stand presente com produtos de apoio direto aos fabricantes e representantes de máquinas para o setor”, explicou, adiantando que, esperavam uma feira mais dinâmica. Por outro lado, “a maioria dos visitantes são do norte litoral, quando esperávamos muito mais presenças de todo o território nacional, o que fez com que esta feira tivesse um cariz regional e não nacional”, frisou.

Para 2023, refere, “estamos a avaliar a possibilidade de repetir a presença, condicionada ao retorno que esta participação pode significar nos próximos seis meses”.

Usina de Negócios

“A Usina de Negócios traz para o mercado português e europeu toda linha de máquinas para produção de salgados e doces da marca conceituada brasileira Bailon a Sirius 4.0 de 1 recheio de 2 recheios, empandeiras, masseiras, fritadeiras a base de água e óleo, todas as máquinas com certificação CE, garantias de assistências técnicas para o melhor aproveitamento na produção dos salgados e doces”. É desta forma que Samuel de Almeida, da Usina de Negócios, explica à iALIMENTAR a atividade da empresa que marcou presença na Expoalimenta.

Stand da Usina de Negócios na Expoalimenta
Stand da Usina de Negócios na Expoalimenta.
Localizada em Vila Nova de Gaia, onde mantém o stock e um showroom para demonstração das máquinas, o responsável da Usina realça que participar na Expoalimenta “foi de uma importância muito grande para poder encontrar os clientes com novos perfis como os fabricantes de salgados e doces, restaurantes, pastelaria, e outras indústrias afins, distribuidores de máquinas”.
“O balanço da nossa participação é muito positivo e estamos certos de que faremos, a médio e curto prazo, bons negócios”, conclui Samuel de Almeida.
Stand da revista iALIMENTAR - editora Induglobal - na Expoalimenta 2022

Stand da revista iALIMENTAR - editora Induglobal - na Expoalimenta 2022.

Empresas ou entidades relacionadas

CYR - Comércio Ibérico de Rolamentos, Lda.
Fuchs Lubrificantes, Unipessoal, Lda.
Hanna Instruments Portugal
Jarvis España, S.L.
Logista Parcel
RPL./ EPack | Rui Pedro Lima RPL, Lda.
Sojet - Sistemas de Higiene e Dosagem, Lda.

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial