Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Revista iALIMENTAR apoia a iniciativa

Pesca artesanal: projeto ARTFISH apresentado a 13 de dezembro

iAlimentar07/12/2021

O projeto ARTFISH, desenvolvido no âmbito do UC MAR, da Universidade de Coimbra, terá a apresentação de resultados no dia 13 de dezembro, em formato de workshop.

Imagen

O ARTIFISH foi desenvolvido no âmbito do UC MAR, um projeto de transferência de conhecimento produzido na Universidade de Coimbra para a Economia do Mar, como demonstração da capacidade da UC na qualificação das atividades económicas associadas ao setor, através da criação de novos produtos e serviços resultantes de atividades de investigação e desenvolvimento.

O objetivo geral do projeto, que está em desenvolvimento desde 2018, centra-se em caraterizar as operações de pesca artesanal local, no que concerne às redes de emalhar e tresmalhe, em Portugal continental (centro-norte) nas safras de 2019 a 2021, com vista a analisar a variação espacial e temporal da composição específica das capturas.

Esta análise contribui com informação detalhada para uma gestão sustentável dos recursos pesqueiros da costa portuguesa, uma vez que o aumento na capacidade da frota pesqueira e intensidade de capturas pode pôr em causa a sustentabilidade dos stocks explorados.

Programa

A sessão de workshop irá decorrer nas instalações do Departamento de Ciências da Vida, na Universidade de Coimbra, entre as 14h30 e as 16h30.

Imagen

O workshop irá abordar temas relacionados com a Economia do Mar:

  • O mar como visão estratégica da UC

Vice-Reitor, Prof. Simões da Silva

  • Desenvolvimento de redes biodegradáveis

Ana Fonseca/Arménio Serra

  • Papel do IPMA na monitorização da pequena pesca em Portugal

Rogélia Martins/Miguel Carneiro

  • A pesca local com redes de tresmalho e emalhar na costa portuguesa

Filipe Martinho/Milene Guerreiro/Miguel Pardal

  • A pesca com Arte Xávega em Portugal

Joana Baptista/Filipe Martinho/Miguel Pardal

UC MAR

A Transferência de Conhecimento ao Serviço da Economia do Mar – UC MAR – é a demonstração da capacidade da Universidade de Coimbra na qualificação das atividades económicas associadas ao setor, através da criação de novos produtos e serviços resultantes de atividades de investigação e desenvolvimento.

O UC MAR pretende, deste modo, estimular a criação e difusão de processos inovadores nas pescas, na transformação e na comercialização dos produtos da pesca e da aquacultura, bem como promover a transferência de conhecimentos através de parcerias entre cientistas e pescadores.

Investigadores multidisciplinares da Universidade estão a desenvolver um conjunto de tarefas específicas que têm como propósito a inovação do setor das pescas e da aquacultura.

REVISTAS

TECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    24/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial