Jarvis España
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

iALIMENTAR firma parceria com a ASAE

iAlimentar25/03/2021

A revista iALIMENTAR – editora INDUGLOBAL - e a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) estabeleceram um acordo de parceria media partner no âmbito da promoção e divulgação da indústria alimentar portuguesa.

foto
A parceria agora firmada tem como principal objetivo criar e estabelecer sinergias conjuntas enquadradas no interesse da indústria alimentar portuguesa.

A ASAE é a autoridade administrativa do país, especializada para as áreas de segurança alimentar e fiscalização económica, sendo também um órgão de polícia criminal, sob a alçada do ministério da Economia.

É responsável pela avaliação e comunicação dos riscos na cadeia alimentar, bem como pela fiscalização do exercício das atividades económicas nos setores alimentar e não alimentar.

Na situação de pandemia atual, com as consequências sanitárias conhecidas, a missão da ASAE torna-se ainda mais relevante no que respeita ao combate à fraude e a todos os fatores que ponham em causa a segurança alimentar dos portugueses.

Conheça as opções estratégicas da ASAE para o quadriénio 2020-2023.

“Uma parceria alinhada com a entrada em vigor do regulamento da transparência e sustentabilidade do sistema europeu da avaliação de risco na cadeia alimentar”

Pedro Portugal Gaspar, Inspetor-Geral da ASAE, lembra que a ASAE, enquanto autoridade administrativa especializada na segurança alimentar, “é responsável pela avaliação e comunicação dos riscos na cadeia alimentar, bem como pela fiscalização do exercício das atividades económicas nos setores alimentar e não alimentar”.

A ASAE encontra-se em diferentes fóruns europeus e internacionais, com particular destaque para a sua qualidade de ponto focal nacional da EFSA-European Food Safety Authority e da rede de fraude alimentar (FFN) da Comissão Europeia. A ASAE tem assento nos Heads of Food Safety Agencies da Comissão Europeia, e é membro fundador do FISAAE - Fórum das Inspeções de Segurança Alimentar e Atividades Económicas, cujo papel na capacitação dos países da CPLP tem assumido enorme relevância ao nível dos progressos na área da Segurança Alimentar pela partilha de boas práticas.

A ASAE considera que esta colaboração agora firmada com a iALIMENTAR “vem reforçar a nossa vertente de divulgação quer da legislação quer dos avanços técnico-científicos, incluindo os reportados pelo Conselho Científico da ASAE com os seus painéis temáticos, que cobrem toda a cadeia alimentar, do qual importa destacar, a sua total independência técnica e científica”.

“O arranque desta parceria está alinhado com a entrada em vigor do regulamento da transparência e sustentabilidade do sistema europeu da avaliação de risco na cadeia alimentar. Neste sentido, abordando de forma multidisciplinar empresas, profissionais, associações representativas e entidades nacionais a operar no agroalimentar, esta sinergia permitirá à ASAE amplificar o alcance das mensagens e conteúdos para o setor agroalimentar. Fazemo-lo, num claro exercício que agilizará a comunicação de risco na área da segurança alimentar, atento o target desta nova publicação centrada na indústria alimentar portuguesa, cuja relevância na economia tem dados provas inequívocas e que de forma disruptiva continua a trilhar um caminho de inovação e modernidade”, conclui.

Ana Clara, Diretora da iALIMENTAR, salienta a relevância da ASAE no quadro da atividade económica em Portugal, concretamente na inspeção e fiscalização das atividades da cadeia alimentar.

“O contributo e know-how da ASAE serão essenciais para levar até ao setor agroalimentar e aos leitores da nossa revista, conhecimento e informação credíveis, e com enorme valor técnico e científico”, afirma, vincando a importância de temas como a segurança e fraude alimentares, a rotulagem dos alimentos, a avaliação e comunicação de riscos, entre outros.

Recorde-se que a revista iALIMENTAR é uma publicação técnica centrada na indústria alimentar portuguesa, que aborda as empresas, profissionais, associações e entidades nacionais que atuam no setor. Produz informação técnica, promovida através de uma plataforma de comunicação multicanal – offline e online - seja através de notícias, reportagens, entrevistas, artigos de opinião ou de índole técnico-científica.

Tem como principal objetivo a divulgação e comunicação de informação atual sobre a atividade da indústria alimentar em Portugal, desde os fabricantes aos embaladores, passando pelo retalho, centros de investigação, universidades e profissionais do setor.
Além disso, pretende também dar a conhecer soluções, processos e tecnologias que forneçam produtos seguros, de qualidade e sustentáveis, alinhados com as melhores práticas europeias de desenvolvimento e segurança alimentares.

Entre os temas mais prementes, destacamos aqueles que, grosso modo, representam o setor: ingredientes, aditivos, produção, rotulagem, embalagem, packaging, logística, distribuição, retalho, segurança alimentar, indústria 4.0, economia circular e robótica.

A INDUGLOBAL – editora portuguesa do Grupo Interempresas - conta com seis publicações técnicas multicanal que abrangem vários segmentos e indústrias: a iALIMENTAR, a Agriterra, Novoperfil, O Instalador, InterPlast e InterMetal.

Jaba: tradução 4.0

Subscrever a nossa Newsletter

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial