Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
Formação online aborda requisitos legais, alegações e comunicação comercial nos dias 7 e 8 de outubro

Rotulagem alimentar em foco numa formação da Arcadia International e da PortugalFoods

02/09/2026

A Arcadia International, em parceria com a PortugalFoods, promove nos dias 7 e 8 de outubro de 2026 a terceira edição da formação ‘Rotulagem Alimentar & Comunicação Comercial Dirigida ao Consumidor’, em formato online. A iniciativa vai ser lecionada por Francesco Montanari, Inês Ferreira e Isabel Cardoso e está organizada em duas sessões dedicadas, respetivamente, às menções obrigatórias e às alegações voluntárias na rotulagem.

Imagen

A primeira sessão, marcada para 7 de outubro, tem uma duração de três horas, entre as 9h30 e as 12h30, e vai ser dedicada às menções obrigatórias nos rótulos dos géneros alimentícios. O programa inclui uma abordagem aos princípios gerais da rotulagem ao abrigo da legislação europeia e às informações que devem constar das embalagens.

Entre os temas previstos estão a denominação do género alimentício, a lista de ingredientes, a identificação de alergénios, a quantidade de determinados ingredientes ou categorias de ingredientes (QUID), a quantidade líquida, as datas de durabilidade mínima ou limite de consumo, as condições de conservação e utilização, a identificação do operador da empresa do setor alimentar, a origem ou proveniência, o modo de emprego, o título alcoométrico, a declaração nutricional e a informação sobre o destino das embalagens.

A formação vai ainda abordar a rotulagem de géneros alimentícios não pré-embalados, o comércio eletrónico, os suplementos alimentares e as águas minerais. Segundo a organização, existe flexibilidade para ajustar este último ponto caso haja interesse noutras categorias específicas de produtos. A sessão termina com uma componente prática baseada em estudos de caso.

Alegações voluntárias

No dia 8 de outubro, também entre as 9h30 e as 12h30, o programa centra-se nas alegações voluntárias e na comunicação de características dos produtos ao consumidor.

A sessão inclui o enquadramento das alegações voluntárias, as alegações nutricionais e de saúde e a informação nutricional na frente da embalagem. Vão ser igualmente tratadas as alegações relacionadas com a ausência ou presença de alergénios, incluindo referências como ‘sem glúten’, ‘sem lactose’ e ‘pode conter’.

O programa contempla ainda outras alegações voluntárias, nomeadamente relacionadas com termos como ‘sem’, ‘natural’, ‘original’ e ‘tradicional’, bem como com organismos geneticamente modificados (OGM), produtos de origem vegetal (plant-based), bem-estar animal, produtos vegetarianos e veganos e clean label. As alegações ambientais também integram os conteúdos da formação. A componente prática será dedicada, uma vez mais, a estudos de caso.

Cada sessão tem um custo de 180 euros, acrescido de IVA. Os parceiros da Arcadia International e os associados da PortugalFoods beneficiam de um desconto de 10%, não acumulável com outros descontos. As inscrições podem ser realizadas AQUI

REVISTAS

Expoproccesos 2026Induglobal, Unipessoal Lda - iAlimentar

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    27/07/2026

  • Newsletter iAlimentar

    20/07/2026

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial