A BrauBeviale regressa a Nuremberga, em novembro, para reunir a indústria europeia cervejeira e de bebidas e apresentar soluções para um setor cada vez mais exigente.
O setor das bebidas enfrenta um período de profunda transformação. A evolução das preferências dos consumidores, a necessidade de conquistar novos mercados, o aumento dos custos de produção e a crescente pressão para produzir de forma mais eficiente e sustentável estão a obrigar produtores e fornecedores de tecnologia a adaptar os seus modelos de negócio. Num mercado cada vez mais competitivo, inovar deixou de ser apenas um fator diferenciador para se tornar uma condição essencial de crescimento.
É neste contexto que a BrauBeviale regressa a Nuremberga, na Baviera, de 10 a 12 de novembro de 2026, afirmando-se como a principal plataforma europeia dedicada às tecnologias, equipamentos e soluções para a indústria das bebidas. Realizada nos anos em que não decorre a feira drinktec, mantém um ritmo anual de encontro entre os profissionais do setor.
A edição de 2026 deverá reunir novamente mais de 800 expositores internacionais e 30.000 visitantes profissionais. Além da forte presença de visitantes alemães, a feira atrai também profissionais de mercados europeus estratégicos como a República Checa, Itália, Áustria, Países Baixos e Suíça, reforçando o seu papel como plataforma de networking para a indústria europeia das bebidas.
Espera-se encontrar, não apenas uma mostra de equipamentos, mas também um vislumbre das principais tendências que estão a transformar o setor. A digitalização dos processos produtivos, a automação, a eficiência energética, a otimização dos recursos e a procura de modelos de produção mais sustentáveis vão estar entre os temas em destaque, refletindo os desafios que hoje se colocam à indústria europeia das bebidas.
Para os profissionais portugueses, a BrauBeviale representa uma oportunidade para identificar soluções a adotar perante os desafios que também se colocam aos produtores nacionais de cerveja, vinho, refrigerantes e outras bebidas, assim como será relevante acompanhar de perto a evolução tecnológica do setor e reforçar contactos no mercado europeu.
Oito cidades, um objetivo: compreender a evolução dos mercados europeus das bebidas e ajudar os fabricantes a responder aos novos desafios
Como preparação para a edição de novembro, a organização promoveu uma digressão pela Europa sob o lema “BrauBeviale meets Europe”. Entre abril e julho, a iniciativa passou por oito cidades europeias, de Copenhaga a Madrid, com passagem por Londres, Budapeste, Bucareste, Varsóvia, Praga e Milão. O objetivo foi debater diretamente com os profissionais do setor a evolução dos mercados, identificar as principais prioridades do setor e recolher contributos para a próxima edição da feira.
Ao longo das oito etapas, a iniciativa reuniu análises de mercado, tendências de consumo e perspetivas da indústria, procurando identificar soluções já aplicadas nos atuais processos produtivos e as áreas onde os fabricantes necessitam de inovar para manter a sua competitividade.
Markus Kosak, diretor executivo da YONTEX GmbH & Co. KG, entidade organizadora da feira BrauBeviale, apresentou uma visão sobre a evolução da indústria europeia das bebidas, enquadrando tanto no contexto internacional como nas especificidades de cada mercado local. “O crescimento e as oportunidades já não dependem do aumento dos volumes, mas da evolução dentro de cada categoria, nomeadamente através de novos momentos de consumo e de novos produtos. É aí que reside o dinamismo do mercado - e é também esse o foco da digressão e da edição deste ano da feira”.
Ao nível dos produtos, a procura está cada vez mais orientada para bebidas que ofereçam um benefício concreto ao consumidor. “Os consumidores procuram hoje mais do que a frescura ou o prazer tradicional, valorizam produtos adaptados a ocasiões de consumo específicas e que respondam às suas necessidades”, afirma Markus Kosak.
As conclusões da iniciativa “BrauBeviale meets Europe” são claras: os mercados mantêm-se estáveis em volume, mas a competitividade dependerá cada vez mais da capacidade de inovação, da diversificação do portefolio e da adaptação às novas exigências dos consumidores.
Será precisamente sobre estas respostas que a indústria voltará a reunir-se em Nuremberga, na BrauBeviale, de 10 a 12 de novembro de 2026.
O diretório de expositores e os mapas dos oito pavilhões da BrauBeviale 2026 já estão disponíveis online. De Portugal, contamos nesta edição com três expositores: as empresas Aguinox, Plastdiversity e UXPAY Solutions.
Para mais informações, visite o website da BrauBeviale

www.ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa