Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
Competição nacional distingue projetos universitários de ecoinovação para a indústria agroalimentar

Oito equipas disputam final do prémio Ecotrophelia na Alfândega do Porto

29/06/2026

A final da 10.ª edição do Prémio Ecotrophelia Portugal realiza-se a 3 de julho, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, reunindo oito equipas finalistas que apresentam produtos alimentares inovadores, sustentáveis e orientados para a economia circular. A equipa vencedora vai representar Portugal na competição europeia Ecotrophelia Europe, integrada na SIAL, em Paris.

Imagen

É já no próximo dia 3 de julho que vai ser conhecida a equipa vencedora da 10.ª edição do Prémio Ecotrophelia Portugal. A iniciativa, organizada pela PortugalFoods desde 2017, vai distinguir, entre as oito equipas em prova, a proposta de alimento do futuro que melhor incorpore os princípios da inovação, da ecologia e da sustentabilidade.

Os produtos a concurso, para além da sua abordagem ecoinovadora, devem ainda responder aos requisitos fundamentais de qualquer produto alimentar, nomeadamente o sabor, a textura, as propriedades organoléticas e a experiência de consumo.

Para eleger o produto que melhor se enquadra nos objetivos desta competição, o Prémio Ecotrophelia Portugal conta com um júri multidisciplinar composto por representantes da academia, da indústria agroalimentar, do ecossistema de inovação e tecnologia, bem como de áreas complementares, como a gastronomia, o marketing e a comunicação.

Ao longo de um dia marcado pela exigência e competitividade, as equipas têm de apresentar e defender os seus projetos, através de provas de produtos, demonstrando a viabilidade económica, o potencial de mercado e a proposta de valor agregada dos mesmos, incluindo aspetos como a embalagem, o design e o plano de marketing. No final, só uma equipa vai ser vencedora, mas todos os participantes saem a ganhar. Além dos prémios monetários atribuídos, as equipas finalistas vão ter acesso a um programa desenvolvido pelo EIT Food, a principal entidade europeia de inovação alimentar, impulsionada pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), que une e dinamiza um ecossistema alargado de empresas, startups, centros de investigação e universidades a nível internacional. Os vencedores, além do prémio monetário atribuído, ganham também a oportunidade de participar na competição Ecotrophelia Europe, que coloca frente a frente os projetos vencedores das competições nacionais, de mais de uma dezena de países europeus. O concurso internacional decorre a 18 e 19 de outubro na SIAL, em Paris, um dos principais palcos internacionais para a indústria agroalimentar, reconhecida pelo foco na inovação e por reunir produtores, distribuidores, importadores e exportadores de todo o mundo. Para reforçar a preparação para esta competição internacional, a equipa vencedora vai receber três apoios tendentes a melhorar o produto para a competição europeia:

  • Distinção ‘Strategy Up’, atribuída pela consultora especializada MarketAccess e que prevê apoio no robustecimento do plano de negócios para a competição europeia.
  • Distinção ‘Design Up’, atribuída pela Tekzenit que garante consultoria com o propósito de incrementar a proposta de design do projeto para a competição europeia.
  • Distinção ‘Communication UP’, atribuída pela Toastmasters International, que garante consultoria para melhorar o plano de comunicação e o pitch para a competição europeia.

As outras equipas podem também ser premiadas, uma vez que há outras distinções em competição:

  • Distinção ‘Nutri Up’, selecionada pela Associação Portuguesa de Nutrição (APN), visa premiar o produto com melhor perfil nutricional. A equipa vencedora terá consultoria e acesso gratuito à edição de 2026 do Congresso de Nutrição promovido pela APN.
  • Distinção ‘Rise Up’, atribuída pela Uptec – Parque de Ciências e Tecnologia da Universidade do Porto, que avaliará o potencial empreendedor de cada equipa. A equipa premiada terá possibilidade de usufruir de quatro meses de incubação e acesso a uma escola de start-ups.
  • Distinção ‘Business Up’, atribuída pelo Portic Porto Innovation Center, que destaca o espírito empreendedor das equipas participantes. O projeto vencedor terá oportunidade de beneficiar de mentoria completa pela Start-up Porto, bem como uma visita às instalações Portic.

Organizado desde 2017 pela PortugalFoods, o Prémio Ecotrophelia Portugal tem o apoio da Câmara Municipal do Porto, Uptec – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, Portic – Porto Innovation Center, Associação Portuguesa de Nutrição, Market Access, tekzenit, APCER, Lipor, Atrian, Delta, Pudim da TV, LicÓbidos, Conservas Portuguesas Norte, Fabridoce, Be the not e Toastmasters International. Conta ainda com o patrocínio de diversas entidades entre as quais Crédito Agrícola, Água Monchique, Vieira, Food Lab (Continente), Casa Mendes Gonçalves, Novarroz, Grupo Primor, Grupo Super Bock, All the Way Travel e CBS – Creative Building Solutions.

No total, à 10ª edição do Prémio Ecotrophelia Portugal 2026, foram submetidas 21 candidaturas, que incluíram a participação de 80 alunos de 11 instituições de ensino distintas. Destas, foram selecionadas as oito equipas finalistas que vão estar em competição no próximo dia 3 de julho, sexta-feira. As categorias dos produtos incluem: recheios/cremes para barrar, bebidas, snacks e um molho.

Mais informação sobre o Prémio Ecotrophelia 2026 em: https://ecotropheliaportugal.com/.

REVISTAS

Induglobal, Unipessoal Lda - iAlimentarExpoproccesos 2026

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    22/06/2026

  • Newsletter iAlimentar

    15/06/2026

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial