No próximo dia 2 de junho de 2026, o Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa promove mais uma edição do CBQF Day, subordinada ao tema "Biotechnology for a Changing World". O encontro terá lugar no Auditório Comendador Arménio Miranda (EBI-100), no campus do Porto da Universidade Católica Portuguesa.
O evento reunirá investigadores, estudantes, parceiros institucionais e representantes da indústria para refletir sobre o contributo da biotecnologia na resposta aos grandes desafios globais, desde a saúde pública e segurança alimentar até à sustentabilidade ambiental, inovação industrial e transformação digital.
A sessão de abertura contará com as intervenções de Isabel Braga da Cruz, pró-reitora da Universidade Católica Portuguesa, e de Manuela Pintado, diretora do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. “Num contexto global marcado por rápidas transformações ambientais, tecnológicas e sociais, a biotecnologia assume um papel decisivo na construção de soluções sustentáveis e inovadoras. O CBQF Day é uma oportunidade para mostrar a excelência da investigação desenvolvida no CBQF e reforçar a ligação entre ciência, indústria e sociedade, ” destaca a responsável.
Um dos momentos centrais da manhã será a sessão “Three-minute Project”, moderada pelos investigadores Freni Tavaria e António Rangel, que dará palco a apresentações curtas de projetos de investigação desenvolvidos no Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF/ESB/UCP). Os trabalhos em destaque refletem a diversidade e transversalidade da investigação em biotecnologia, abordando temas como sensores microfluídicos para monitorização de indicadores de saúde pública, microbiologia alimentar e segurança alimentar, ingredientes sustentáveis, terapias regenerativas, valorização de subprodutos industriais, qualidade da água urbana, inteligência artificial aplicada à análise de sinais biomédicos e inovação alimentar de base vegetal.
O programa inclui ainda a mesa-redonda “CBQF Biotechnology: From Internal Excellence to Value Creation”, moderada pelos investigadores Catarina Amorim e João Bebiano Costa, que reunirá representantes da academia, indústria e setor ambiental para debater o papel da biotecnologia na criação de valor económico e social. A sessão contará com a participação de Ana Machado (ICBAS-UP), Nadine Reis (Lipor), Vasco Esteves (Tecmafoods) e Raquel Madureira (CBQF/ESB/UCP), promovendo a reflexão em torno da transferência de conhecimento, colaboração entre investigação e empresas, sustentabilidade e inovação orientada para o mercado.
Mais informações disponíveis aqui.

www.ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa