De 6 a 29 de março, os restaurantes e cafés de Ferreira do Zêzere recebem mais uma edição do Festival Gastronómico do Lagostim e Peixe do Rio. Esta edição assume um formato exclusivamente gastronómico, numa demonstração de resiliência após os danos provocados pela tempestade Kristin, que afetou o concelho no final de janeiro. A iniciativa pretende apoiar o setor da restauração local e valorizar os produtos endógenos da região, como o lagostim e os peixes do rio, mantendo viva a tradição e a identidade do concelho.
Este ano, o festival não conta com as atividades paralelas habituais, como showcookings, momentos de animação ou espetáculos, devido aos prejuízos provocados pela tempestade Kristin, que afetou significativamente a região desde o passado dia 28 de janeiro.
Apesar das dificuldades, a organização decidiu avançar com a iniciativa. “É uma edição realizada num contexto difícil. Ainda temos muitas casas sem luz, telhados em recuperação ou vidas suspensas, mas decidimos avançar com o Festival para mostrar que os ferreirenses não baixam os braços perante a adversidade e, sobretudo, para dar um impulso ao nosso setor da restauração”, afirmou Bruno Gomes, presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere.
Mais do que um evento gastronómico, esta edição assume-se como um gesto de resistência e união. Até ao final do mês de março, residentes e visitantes podem saborear pratos tradicionais e propostas criativas, valorizando a qualidade da matéria-prima local e o saber-fazer dos profissionais da restauração.
“O Festival Gastronómico do Lagostim e Peixe do Rio é, este ano, mais do que uma celebração de sabores. É um convite à solidariedade, à descoberta e ao apoio a uma terra que continua a afirmar-se através da sua identidade, tradição e hospitalidade”, sublinha a organização.
Para mais informações sobre o festival e a lista completa de cafés e restaurantes aderentes, clique AQUI.
www.ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa