A presidência da Comissão do Ambiente, Clima e Segurança Alimentar (ENVI) do Parlamento Europeu passa a ser assegurada por Pierfrancesco Maran. O eurodeputado italiano foi eleito na noite de segunda-feira, numa votação realizada por escrutínio secreto.
Depois de confirmado no cargo, o novo presidente destacou o significado do momento, referindo tratar-se de “uma grande responsabilidade e uma honra”. Pierfrancesco Maran defendeu a continuidade das políticas europeias em matéria ambiental, sublinhando a importância de avançar com a implementação do Pacto Ecológico Europeu, que associou ao reforço da autonomia da União Europeia, nomeadamente através da independência energética e de recursos.
O eurodeputado alertou ainda para a necessidade de investimentos e de um envolvimento ativo da sociedade, considerando que as metas ambientais devem ser encaradas como um fator de desenvolvimento. “As alterações climáticas são uma realidade visível”, afirmou, defendendo a adoção de políticas eficazes e inovadoras que tornem a União mais resiliente e competitiva.
Nascido em Milão, em 1980, Pierfrancesco Maran é membro do Partido Democrático italiano e integra o grupo dos Socialistas e Democratas desde 2024. Antes de assumir funções no Parlamento Europeu, exerceu responsabilidades como vereador do Urbanismo e da Mobilidade no município de Milão, com um percurso ligado às políticas urbanas e ambientais, assente numa abordagem reformista e pragmática.
www.ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa