A menos de três meses da 10.ª edição da Empack e Logistics & Automation Porto, a organização já confirmou a presença de mais de 90 empresas expositoras de seis países. A feira, marcada para 22 e 23 de abril na Exponor, decorre num momento de forte transformação da fileira da embalagem e logística, impulsionada por metas ambientais, economia circular e pela crescente automação de processos industriais e logísticos.
A 10.ª edição da Empack e Logistics & Automation Porto realiza-se nos dias 22 e 23 de abril, na Exponor – Feira Internacional do Porto, e deverá refletir uma fase de transição estrutural na indústria da embalagem, intralogística, automação e transporte em Portugal. A organização, a cargo da Easyfairs Iberia, já garantiu a participação de mais de 90 empresas expositoras provenientes de seis países: Portugal, Espanha, Alemanha, Itália, Irlanda e Egito.
Entre as confirmações mais recentes de expositores estão empresas como a Schur Star System, Floter Verpackungs-Service, Europneumaq, MK Kitz Hispania, R-Protection, Exotec by Dexter, Engibots, Rodripack e Sitecna.
A edição de 2026 decorre num contexto marcado pela pressão para a sustentabilidade ambiental e pelo reforço da economia circular na indústria da embalagem. O tema deverá ter destaque na feira, coincidindo com o arranque, em abril, do Sistema de Depósito e Reembolso (SDR) em Portugal. O sistema abrangerá embalagens de uso único até três litros, como garrafas de plástico PET e latas de metal (alumínio e aço), que passarão a ser reintroduzidas no ciclo produtivo como novas embalagens. A meta definida é atingir uma eficácia de recolha de 90% até 2029, contribuindo para a redução da poluição e para a melhoria da qualidade da reciclagem.
Nos últimos anos, a fileira portuguesa do packaging e da logística tem registado investimentos relevantes em tecnologia e inovação, tanto para cumprir metas ambientais como para reforçar a competitividade. Segundo a organização, esta evolução será visível numa edição considerada especial, a 10.ª, que reúne representantes de cerca de três dezenas de segmentos económicos.
Do lado da procura, várias marcas já confirmaram presença como visitantes profissionais, entre as quais Ikea, FNAC, Darty, Worten, Leroy Merlin, Decathlon, SONAE MC, Jerónimo Martins, Sogrape, Super Bock, Coca-Cola, RAR, Cerealis, Damm, Nestlé e Stellantis.
Citado pela organização, Oscar Barranco, managing director da Easyfairs Iberia e da da feira, afirma que estas participações “levarão até ao certame o seu know-how e demonstrarão em que moldes se está a fazer o crescimento da fileira em Portugal”.
A automação surge como um dos eixos centrais da edição. De acordo com o responsável, em 2026 a competitividade empresarial será ainda mais marcada por esta vertente, que “deixou de ser uma tendência emergente para se afirmar como um dos seus pilares”, sobretudo na indústria, na embalagem e na logística.
No caso específico da logística, a transformação tecnológica está a alterar os centros de distribuição e as cadeias de abastecimento. Em causa estão sistemas de armazenamento automatizado, robótica colaborativa, software de gestão inteligente e soluções integradas de intralogística, que permitem operações mais rápidas, flexíveis e eficientes. Segundo a organização, esta evolução traduz-se em ganhos de produtividade e numa maior capacidade de resposta às exigências atuais e futuras do mercado.
A feira assume-se também como espaço de debate setorial. Em paralelo com a área expositiva, decorre um ciclo de conferências nos auditórios Panattoni e DHL, com a participação de cerca de meia centena de especialistas.
A construção logística e industrial terá igualmente destaque, através do LIB Fórum, um congresso dedicado aos desafios e oportunidades do imobiliário logístico e industrial, um segmento em crescimento e considerado estratégico para o desenvolvimento de infraestruturas modernas, tecnológicas e sustentáveis.
A Empack e Logistics & Automation Porto 2026 decorre entre as 10h00 e as 18h00, no Pavilhão 6 da EXPONOR, e apresenta soluções nas áreas de materiais, packaging, supply chain, tecnologia e logística. O evento dirige-se a líderes da indústria, CEO, diretores e gestores de logística e embalagem, entre outros profissionais dos setores representados.
Para inscrever-se gratuitamente, clique aqui.
www.ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa