Tetra Pak Tubex Portugal
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
Segurança alimentar nas importações sob reforço na UE

Comissão Europeia cria grupo para reforçar controlos a alimentos importados

29/01/2026

A Comissão Europeia criou um grupo de trabalho para reforçar os controlos da União Europeia sobre produtos importados, de forma a garantir que cumprem as normas comunitárias. A iniciativa vem dar continuidade ao Diálogo de Implementação sobre controlos de importação realizado em dezembro, quando a Comissão anunciou o reforço das suas ações na área alimentar.

O grupo vai atuar sobretudo na segurança dos alimentos e dos alimentos para animais, nos resíduos de pesticidas e na coordenação de ações de monitorização da UE sobre determinados produtos importados. Segundo o comunicado, a estrutura “reúne especialistas da Comissão e dos Estados-Membros”.
Imagen

Controlos mais harmonizados

O objetivo é tornar os controlos de importação mais harmonizados em toda a União, elaborar recomendações para ações conjuntas entre a Comissão e os Estados-Membros e identificar a necessidade de medidas administrativas ou regulamentares adicionais para reforçar a fiscalização.

A Comissão Europeia sublinha que a política de segurança alimentar pretende “garantir os mais elevados níveis de proteção da saúde humana, animal e vegetal”, assegurando alimentos seguros e nutritivos para os consumidores da UE e padrões elevados para alimentos destinados a animais.

As regras aplicáveis às importações em matéria de higiene dos alimentos e dos alimentos para animais, segurança do consumidor e saúde de animais e plantas visam assegurar que os produtos importados cumprem os mesmos padrões exigidos aos produzidos na União. Os controlos são considerados essenciais para verificar essa conformidade. As regras da UE aplicam-se a todos os produtos vendidos no mercado europeu, independentemente da origem.

As autoridades nacionais são responsáveis pelos controlos às importações provenientes de países terceiros. A Comissão realiza auditorias a esses países para avaliar os seus sistemas e a respetiva fiabilidade, trabalhando em cooperação com as autoridades veterinárias e aduaneiras dos Estados-Membros.

O lançamento formal do grupo de trabalho teve lugar esta segunda-feira, 26 de janeiro, à margem do Conselho realizado no mesmo dia.

REVISTAS

Exposalão

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    26/01/2026

  • Newsletter iAlimentar

    19/01/2026

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial