A Tetra Pak introduziu nos pacotes de bebidas uma solução inovadora que substitui a tradicional camada de alumínio, por uma nova barreira à base de papel.
Esta iniciativa faz parte de uma ambição a longo prazo de desenvolver a embalagem alimentar mais sustentável do mundo: uma embalagem de cartão feita exclusivamente com materiais renováveis ou reciclados, de origem responsável, com baixas emissões ao longo do ciclo de vida, segura, prática e totalmente reciclável.
Esta inovação aumenta o conteúdo de papel nas embalagens até cerca de 80% e, quando combinada com polímeros de origem vegetal, eleva o conteúdo renovável rastreável até 92%, reduzindo a pegada de carbono até 43%, de acordo com o modelo 'Carton CO2 Calculator' da Tetra Pak, verificado pela Carbon Trust, que compara o ciclo de vida desta solução com uma embalagem asséptica standard com polímeros de origem fóssil e camada de alumínio, com base em dados da indústria da UE.
Ao simplificar a estrutura do material de três para dois materiais principais (papel e polímeros), obtemos benefícios adicionais para a infraestrutura de reciclagem, como a maximização da recuperação do conteúdo de papel durante o processo de reciclagem dos pacotes de bebidas, e ainda a obtenção de frações de fibra e não-fibra de elevada qualidade.
Para acelerar o desenvolvimento deste inovador material de embalagem asséptica, a Tetra Pak vai investir 60 milhões de euros numa nova fábrica-piloto de barreira à base de papel em Lund, na Suécia. Esta instalação também vai permitir fornecer aos clientes informação valiosa sobre a nova solução ao longo de todo o processo de fabrico, desde a criação da barreira até à produção do material da embalagem e ao enchimento.
A fábrica-piloto será instalada em Lund, uma localização escolhida pela forte ligação à investigação, ao desenvolvimento de materiais, à colaboração com a Universidade de Lund e ao acesso a capacidades avançadas de testes no laboratório MAX IV, que está situado na mesma cidade.
Este investimento integra o compromisso contínuo da Tetra Pak de investir aproximadamente 100 milhões de euros por ano, até 2030, no desenvolvimento de soluções de pacotes de bebidas sustentáveis. A primeira embalagem asséptica para bebidas do mundo com uma barreira à base de papel foi lançada em 2023, em parceria com um produtor de lacticínios português, estabelecendo um novo referencial e que valeu à Tetra Pak o prémio de “Eficiência de Recursos” nos Sustainable Packaging News Awards 2024.
Joakim Tuvesson, Vice President Materials & Package da Tetra Pak, destaca: “Ao expandirmos as nossas instalações e reforçarmos as parcerias estratégicas, o objetivo é disponibilizar a nossa inovadora barreira à base de papel a um maior número de clientes, acelerando a transição para materiais de embalagem mais sustentáveis. Esperamos iniciar a produção e receber os primeiros clientes na nova fábrica-piloto no primeiro trimestre de 2027.”
www.ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa