Atlas Copco Rental
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
Nova infraestrutura vai acelerar o desenvolvimento de uma barreira à base de papel para substituir o alumínio nas embalagens assépticas

Tetra Pak investe 60 milhões em fábrica-piloto para produzir embalagens mais sustentáveis

29/01/2026
A Tetra Pak anunciou um investimento de 60 milhões de euros numa nova fábrica-piloto, em Lund, na Suécia, reforçando a aposta em materiais de embalagem mais sustentáveis. A infraestrutura vai acelerar o desenvolvimento de uma tecnologia própria de barreira à base de papel, concebida para substituir a tradicional camada de alumínio nas embalagens assépticas. A solução permite aumentar o conteúdo renovável das embalagens de cartão e, quando combinada com polímeros de origem vegetal, poderá reduzir a pegada de carbono até 43%, marcando um avanço relevante rumo à próxima geração de embalagens de menor impacto ambiental.
Imagen

A Tetra Pak introduziu nos pacotes de bebidas uma solução inovadora que substitui a tradicional camada de alumínio, por uma nova barreira à base de papel.

Esta iniciativa faz parte de uma ambição a longo prazo de desenvolver a embalagem alimentar mais sustentável do mundo: uma embalagem de cartão feita exclusivamente com materiais renováveis ou reciclados, de origem responsável, com baixas emissões ao longo do ciclo de vida, segura, prática e totalmente reciclável.

Esta inovação aumenta o conteúdo de papel nas embalagens até cerca de 80% e, quando combinada com polímeros de origem vegetal, eleva o conteúdo renovável rastreável até 92%, reduzindo a pegada de carbono até 43%, de acordo com o modelo 'Carton CO2 Calculator' da Tetra Pak, verificado pela Carbon Trust, que compara o ciclo de vida desta solução com uma embalagem asséptica standard com polímeros de origem fóssil e camada de alumínio, com base em dados da indústria da UE.

Ao simplificar a estrutura do material de três para dois materiais principais (papel e polímeros), obtemos benefícios adicionais para a infraestrutura de reciclagem, como a maximização da recuperação do conteúdo de papel durante o processo de reciclagem dos pacotes de bebidas, e ainda a obtenção de frações de fibra e não-fibra de elevada qualidade.

Para acelerar o desenvolvimento deste inovador material de embalagem asséptica, a Tetra Pak vai investir 60 milhões de euros numa nova fábrica-piloto de barreira à base de papel em Lund, na Suécia. Esta instalação também vai permitir fornecer aos clientes informação valiosa sobre a nova solução ao longo de todo o processo de fabrico, desde a criação da barreira até à produção do material da embalagem e ao enchimento.

A fábrica-piloto será instalada em Lund, uma localização escolhida pela forte ligação à investigação, ao desenvolvimento de materiais, à colaboração com a Universidade de Lund e ao acesso a capacidades avançadas de testes no laboratório MAX IV, que está situado na mesma cidade.

Este investimento integra o compromisso contínuo da Tetra Pak de investir aproximadamente 100 milhões de euros por ano, até 2030, no desenvolvimento de soluções de pacotes de bebidas sustentáveis. A primeira embalagem asséptica para bebidas do mundo com uma barreira à base de papel foi lançada em 2023, em parceria com um produtor de lacticínios português, estabelecendo um novo referencial e que valeu à Tetra Pak o prémio de “Eficiência de Recursos” nos Sustainable Packaging News Awards 2024.

Joakim Tuvesson, Vice President Materials & Package da Tetra Pak, destaca: “Ao expandirmos as nossas instalações e reforçarmos as parcerias estratégicas, o objetivo é disponibilizar a nossa inovadora barreira à base de papel a um maior número de clientes, acelerando a transição para materiais de embalagem mais sustentáveis. Esperamos iniciar a produção e receber os primeiros clientes na nova fábrica-piloto no primeiro trimestre de 2027.”

REVISTAS

Exposalão

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    26/01/2026

  • Newsletter iAlimentar

    19/01/2026

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial