Tetra Pak Tubex Portugal
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
Reestruturação na gestão do Grupo STEF

STEF nomeia dois novos diretores-gerais operacionais e reorganiza governação

28/01/2026

O Grupo STEF anunciou uma reorganização da sua estrutura de governação e a nomeação de dois novos diretores-gerais operacionais, numa iniciativa que visa apoiar de forma mais eficaz a expansão internacional e as prioridades estratégicas da empresa, de acordo com um comunicado oficial.

Damien Chapotot, Stanislar Lemor e Francois Pinto. Créditos: STEF

Damien Chapotot, Stanislar Lemor e Francois Pinto. Créditos: STEF.

A decisão surge na sequência de reunião do Conselho de Administração e após consulta ao Comité de Remunerações e Nomeações. Damien Chapotot assumirá a função de diretor-geral o0peracional para França, enquanto François Pinto ocupará o cargo de diretor-geral operacional internacional. Ambos responderão diretamente a Stanislas Lemor, Presidente e diretor-geral, e as nomeações terão efeitos após a Assembleia Geral marcada para 23 de abril de 2026.

Marc Vettard deixa a liderança após mais de quatro décadas

Esta reorganização acompanha também a reforma de Marc Vettard, diretor-geral delegado, que deixa o Grupo STEF depois de mais de 40 anos de serviço, incluindo sete anos na direção. O comunicado sublinha que “o seu empenho, visão estratégica e liderança contribuíram para posicionar a STEF como um ator de destaque no panorama europeu do transporte e da logística alimentar”.

Durante a sua direção, o Grupo STEF registou uma transformação significativa, com internacionalização crescente, foco na inovação e no cuidado ao cliente, alcançando o objetivo de vendas de 5 mil milhões de euros um ano antes do previsto.

Novo modelo de governação e desafios futuros

O novo modelo de governação será estruturado em torno do presidente, do diretor-geral e dos dois diretores-gerais operacionais. Segundo a empresa, esta configuração permitirá responder de forma diferenciada aos desafios económicos, geográficos e operacionais dos mercados em que atua.

Damien Chapotot, com quase 30 anos de experiência no setor de transportes e logística, assume a liderança do maior mercado do Grupo. Segundo o comunicado, será responsável por “implementar novas alavancas de crescimento e modernizar os instrumentos operacionais, preparando o Grupo para os desafios futuros”.

Por seu lado, François Pinto, com cerca de 20 anos de experiência internacional, ficará encarregado da estratégia de desenvolvimento nos sete países da sua área de competência. Entre os seus objetivos estão o impulso ao crescimento, a integração de recentes aquisições e a mobilização do know-how do Grupo.

Stanislas Lemor destacou: “Quero expressar o meu sincero agradecimento a Marc Vettard pela sua contribuição essencial no desenvolvimento e transformação do Grupo. Deixa uma organização sólida e equipas preparadas para enfrentar os futuros desafios”.

O presidente e diretor-geral acrescentou ainda: “É com grande satisfação que dou as boas-vindas a Damien Chapotot e François Pinto na Direção-Geral. As suas competências complementares e know-how serão ativos inestimáveis para nos ajudar a concretizar as nossas ambições de crescimento e criação de valor. Juntos, estaremos empenhados em prestar uma atenção redobrada aos nossos clientes, aos nossos colaboradores e ao desenvolvimento do Grupo, dando, ao mesmo tempo, continuidade ao nosso compromisso para com a sustentabilidade”.

REVISTAS

Exposalão

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    26/01/2026

  • Newsletter iAlimentar

    19/01/2026

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial