A Auchan recuperou 883.680 quilos de alimentos ao longo de 2025, evitando que estes produtos tivessem como destino o lixo. O resultado integra a estratégia 'Desperdício Zero' e foi alcançado através de inovação interna, parcerias e envolvimento dos consumidores, de acordo com um comunicado da empresa.
A operação desenvolvida assentou em dois eixos principais. Um deles foi a colaboração com a aplicação Too Good To Go, que permitiu salvar 221.051 'surprise bags', correspondentes a mais de 221 toneladas de alimentos. Esta parceria evitou ainda a emissão de 596.838 quilos de CO2, segundo a mesma fonte.
O segundo pilar passou pela valorização de produtos através de iniciativas de economia circular. Neste âmbito, a empresa deu um novo destino a 6664.007 unidades de artigos, numa abordagem que, de acordo com a informação divulgada, vai além da aplicação de descontos.
Outro projeto envolveu a OK Kombucha, com o lançamento de uma kombucha produzida a partir de casca de laranja. As cascas provenientes das máquinas de sumo fresco das lojas foram reaproveitadas para criar uma nova bebida.
Já em colaboração com a marca O Gelado, surgiram duas referências de gelado de banana – Banofee e Vegan – desenvolvidas a partir de 6.500 bananas maduras, transformadas num produto final que, segundo a empresa, contribui para combater o desperdício.
A empresa enquadra estes resultados como a concretização de um compromisso com as comunidades, o apoio a produtores locais e a aposta em processos inovadores. O balanço de 2025 é apresentado como prova de que o combate ao desperdício alimentar pode funcionar como motor de inovação, com benefícios para o planeta, a economia e o consumidor.
www.ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa