Empresas portuguesas do setor da horticultura vão estar em evidência na IPM Essen 2026, que decorre de 27 a 30 de janeiro na Alemanha, numa organização da Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal.
“A presença portuguesa na IPM Essen é estratégica para reforçar a notoriedade internacional das nossas empresas e demonstrar que Portugal está na linha da frente da inovação no setor das plantas ornamentais”, afirma Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh. “As empresas nacionais têm investido de forma consistente em sustentabilidade, qualidade e diferenciação, fatores decisivos para consolidar clientes-chave e explorar novas relações comerciais nos mercados externos.”
Os Países Baixos continuam a ser o principal destino, representando 57% do valor exportado, seguidos de Espanha (18%), Alemanha (7%), França (4%) e Dinamarca (3%). No total, 94% das exportações nacionais destinam-se a países da União Europeia.
No dia 28 de janeiro, o secretário de Estado da Agricultura, João Moura, visitará o stand, conhecendo de perto os projetos de inovação em desenvolvimento no setor da horticultura ornamental.
A participação da Portugal Fresh na IPM Essen insere-se num Projeto Conjunto de Internacionalização apoiado pelo Portugal 2030 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização – e pela União Europeia, reforçando o compromisso nacional com a promoção de soluções sustentáveis e de excelência no mercado internacional.
www.ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa