Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
Desafios da higienização na indústria alimentar

SEW | Fiabilidade e desempenho em ambientes sujeitos a lavagens intensivas

SEW-EURODRIVE Portugal

02/02/2026
Na indústria alimentar a higienização é uma etapa fundamental que vai muito além do cumprimento de leis e normas. Fatores como lavagens frequentes, ambientes húmidos e uso contínuo de detergentes e desinfetantes são o que provoca mais desgaste nos equipamentos industriais, em particular nos sistemas de acionamento. O resultado? Maior risco de paragens, aumento dos custos de manutenção e diminuição da vida útil dos componentes que não se encontram preparados para estas condições extremas.
Servomotores, em aço inoxidável, das séries PSH.. e CM2H..
Servomotores, em aço inoxidável, das séries PSH.. e CM2H..
Um dos principais desafios reside precisamente nas zonas de difícil acesso, onde a acumulação de resíduos pode comprometer a produção ou até mesmo originar contaminações. É precisamente por isto que a tendência do setor passa por reduzir ao máximo superfícies rugosas, arestas e zonas de retenção.

A este desafio acresce as, cada vez mais, rigorosas normas de higiene e auditorias que obrigam as empresas a procurar soluções que simultaneamente garantam os requisitos e tenham a robustez necessária para que não haja perda de desempenho a nível operacional.

São equipamentos concebidos especificamente para estes ambientes, como os motorredutores em aço inoxidável da SEW‑EURODRIVE, que respondem a estes desafios. As séries RES.. (redutores de engrenagens helicoidais), KES.. (redutores de engrenagens cónicas) e WES.. (redutores de engrenagens SPIROPLAN®) baseiam‑se num conceito modular comum e distinguem‑se pelo seu design higiénico, com superfícies lisas e resistentes a ácidos e alcalinos, facilitando a limpeza e reduzindo o risco de acumulação de resíduos.

Quando combinadas com motores assíncronos em aço inoxidável, estas soluções dão origem aos motorredutores RES../KES../WES., concebidos para elevada eficiência, baixa necessidade de manutenção e longa vida útil. Para aplicações que exigem maior flexibilidade de integração, os adaptadores em aço inoxidável AESMS.. e AESQS.. permitem a montagem de motores normalizados IEC ou NEMA ou ainda servomotores.

Motorredutores, em aço inoxidável, (séries RES®, KES® e WES®) com adaptadores AMS, AQS, AESMS, e AESQS
Motorredutores, em aço inoxidável, (séries RES®, KES® e WES®) com adaptadores AMS, AQS, AESMS, e AESQS.
Para aplicações onde a dinâmica e o posicionamento são críticos, como equipamentos de corte ou fatiamento, a SEW‑EURODRIVE disponibiliza ainda motorredutores e servomotores em aço inoxidável das séries PSH.. e CM2H.., desenvolvidos segundo rigorosos princípios de design higiénico e preparados para ambientes sujeitos a lavagens intensivas.

Para além da higiene as soluções da SEW‑EURODRIVE contribuem diretamente para a eficiência operacional, aumentando a vida útil dos equipamentos, reduzindo intervenções de manutenção e assegurando maior fiabilidade do processo produtivo.

Mais do que fornecer tecnologia, a SEW‑EURODRIVE aposta na compreensão das condições reais de operação de cada cliente, apoiando a indústria alimentar na criação de ambientes mais seguros, eficientes e sustentáveis.

REVISTAS

Exposalão

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    02/02/2026

  • Newsletter iAlimentar

    26/01/2026

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial