O setor vitivinícola mantém perspetivas otimistas apesar da instabilidade dos mercados internacionais, segundo a agência Lusa.
O setor vitivinícola português poderá atingir os 1.000 milhões de euros em exportações já em 2026, segundo a agência Lusa, citando declarações do presidente do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), Francisco Toscano Rico, que aponta para uma retoma após um período marcado pela incerteza geopolítica e pela retração do mercado norte-americano.
Já o presidente da Viniportugal, Frederico Falcão, sublinha que a meta dos 1.000 milhões de euros deveria ter sido alcançada anteriormente, estando agora definido o objetivo de 1,2 mil milhões de euros até 2030, reforçando que a prioridade passa por garantir a sustentabilidade económica do setor, através do aumento do preço médio de exportação.
Portugal mantém uma forte vocação exportadora, com os Estados Unidos, Brasil, Reino Unido e França entre os principais mercados de destino, mantendo-se um cenário de otimismo cauteloso quanto à evolução futura do setor.
www.ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa