A campanha Reciclar Alimenta, promovida pela Tetra Pak, regressou em 2025 e traduziu os hábitos de reciclagem dos portugueses numa doação concreta: 16.675 refeições destinadas à Fundação do Gil, reforçando o impacto social e ambiental da reciclagem de embalagens.
A Tetra Pak voltou a desafiar os portugueses a reciclar com um propósito solidário e os resultados da edição de 2025 da campanha Reciclar Alimenta confirmam a adesão. No total, foram doadas 16.675 refeições à Fundação do Gil, instituição que este ano celebra 25 anos, numa iniciativa que alia sustentabilidade ambiental ao apoio social.
Esta foi a quarta edição da campanha desde o seu lançamento, em 2022, e teve como base a participação ativa dos cidadãos na correta deposição das Embalagens de Cartão para Alimentos Líquidos (ECAL) - como pacotes de leite, sumos ou natas - no ecoponto amarelo. Segundo dados do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens, durante o mês de outubro, período em que decorreu a campanha, foram recolhidas mais de 667 toneladas de ECAL, um valor que representa um aumento de 2,8% face à média registada entre janeiro e setembro de 2025.
O desafio lançado pela Tetra Pak era simples: por cada 100 toneladas de pacotes de bebidas colocados no ecoponto amarelo, seriam doadas 2.500 refeições à Fundação do Gil. O envolvimento da população permitiu não só cumprir como ultrapassar este objetivo, transformando pequenos gestos quotidianos num apoio concreto a crianças em situação de vulnerabilidade.
Para além do impacto social imediato, a campanha reforça também a importância da reciclagem enquanto motor da economia circular. A reciclagem dos pacotes de bebidas da Tetra Pak permite recuperar o papel para a produção de caixas de cartão e sacos de papel, enquanto os polímeros podem ser reaproveitados na criação de objetos como vasos, paletes ou até botões.
Ingrid Falcão, sustainability manager da Tetra Pak Iberia, sublinha o duplo alcance da iniciativa: “durante o mês da campanha Reciclar Alimenta, sabemos que os portugueses se mobilizam e respondem a este desafio solidário de ‘quanto mais reciclar, mais está a ajudar’. Porque reciclar é sinónimo de um futuro mais sustentável e de dar uma nova vida aos materiais, poupando os recursos finitos do nosso planeta”. A responsável deixa ainda um alerta para o contexto nacional: “o país está em risco iminente de falhar as metas da reciclagem para 2025. Por isso, é preciso reforçar este trabalho de sensibilização e, mais importante, agir”.
Do lado da Fundação do Gil, o impacto da campanha é visto como muito mais do que um apoio pontual. “Estas 16.675 refeições representam tranquilidade, dignidade e a possibilidade de continuarmos a chegar mais longe, todos os dias”, afirma Patrícia Boura, presidente executiva da instituição, agradecendo à Tetra Pak e aos portugueses que aderiram à iniciativa. “Quando a comunidade se mobiliza, a mudança acontece”.
As refeições agora doadas irão beneficiar as crianças acolhidas na Casa do Gil, permitindo libertar recursos financeiros para o reforço de outros projetos estruturantes da instituição, como os Cuidados Domiciliários Pediátricos, a Hospitalização Domiciliária Pediátrica e a Clínica do Gil.
Desde o seu lançamento, a campanha Reciclar Alimenta já apoiou várias entidades de referência no apoio social em Portugal, como a Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, a Refood e as Aldeias de Crianças SOS, consolidando-se como um exemplo de como a reciclagem pode gerar valor ambiental, social e comunitário.
www.ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa