A empresa líder mundial em embalagens de papel organizou uma nova edição dos 'Dias BPP' no seu Centro de Experiência em Madrid, durante três dias, no âmbito da iniciativa Better Planet Packaging.
A Smurfit Westrock, o maior fabricante mundial de embalagens integradas à base de papel, realizou uma nova edição dos 'Dias BPP' no Experience Centre de Madrid, como parte da sua iniciativa Better Planet Packaging. Os três dias contaram com a presença de clientes de todo o país com um objetivo claro: compreender melhor a regulamentação, resolver dúvidas sobre sustentabilidade e descobrir soluções inovadoras que impulsionem os seus negócios através da embalagem.
Como sinal do compromisso global da empresa com a sustentabilidade, a inovação e a liderança responsável no setor, Tony Smurfit, presidente e CEO da Smurfit Westrock, esteve presente no encontro, reforçando o papel estratégico da iniciativa BPP. Durante o seu discurso, sublinhou que “avançar para um futuro mais sustentável requer uma inovação contínua para antecipar as necessidades da indústria”, sublinhando que a empresa continuará a impulsionar iniciativas que reflitam os mais elevados padrões ambientais e de responsabilidade.
Durante as sessões, foram analisados os principais desafios que o setor enfrenta e como se preparar para as novas regulamentações. Ignacio Sevillano, CEO em Espanha, Portugal e Marrocos, insistiu na necessidade de antecipar as mudanças regulamentares, enquanto Teo Pastor, diretor comercial e de marketing, lembrou que a sustentabilidade é um eixo estratégico e um exemplo claro de economia circular dentro da empresa.
Especialistas como Jesús Rivas, business development & innovation manager, e Susana Amaya, sustainability manager, debateram aspetos fundamentais como os requisitos do PPWR, o design para a reciclabilidade e as infraestruturas necessárias para uma reciclagem eficaz. Cinta Bosch, da AECOC, também participou, fornecendo a perspetiva dos fabricantes e distribuidores.
Um dos destaques foi o discurso de Arantza Pérez Oleaga, diretora florestal da Aspapel, que analisou o impacto do Regulamento Europeu sobre a Desflorestação e o estado atual das florestas em Espanha. Pérez Oleaga recordou que mais de metade do país tem floresta, o que faz de Espanha a segunda maior área florestal da Europa. Salientou também que a área florestal cresceu desde 1990, triplicando o stock de madeira, e que a extração de madeira continua a ser inferior ao crescimento anual das florestas, com uma das taxas de extração mais baixas da UE.
Desde 2018, a Better Planet Packaging tem vindo a impulsionar a criação de soluções de embalagem mais sustentáveis, trabalhando com os clientes para desenvolver abordagens inovadoras que tenham um impacto positivo tanto nos consumidores como nas cadeias de abastecimento.
www.ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa