Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Negrini reforça presença em Portugal com nova plataforma logística em Lisboa

Alexandra Costa10/12/2025

Com a abertura de um centro logístico de 1.750 m² no Lezíria Park, a Negrini dá um passo estratégico na otimização da cadeia de abastecimento de produtos italianos em Portugal, garantindo maior eficiência, frescura e capacidade de resposta num mercado cada vez mais exigente.

Imagen

A Negrini, uma das principais referências ibéricas em produtos enogastronómicos italianos, inaugurou no final de novembro a sua nova plataforma logística na região de Lisboa, consolidando a aposta no mercado português e reforçando a proximidade com distribuidores, retalho e canal HORECA. O momento foi assinalado numa cerimónia oficial - onde três representantes cortaram a fita simbólica - que contou com a presença do embaixador de Itália em Portugal e de Nicoletta Negrini, CEO da Negrini Ibérica, reforçando o carácter estratégico desta expansão.

A operação agora instalada no Lezíria Park (Forte da Casa) permite à empresa aumentar a eficiência na gestão de stocks, acelerar tempos de entrega e otimizar toda a cadeia logística. Paralelamente, a empresa passa a dispor também de uma delegação comercial no Porto, aproximando-se de clientes no Norte do país.

Investimento reforça escala e capacidade de resposta

Com mais de 20 anos de presença em Portugal, a Negrini dá assim um passo decisivo na consolidação do mercado nacional, onde os seus produtos - desde charcutaria a queijos, massas frescas, vinhos e especialidades premium - já estão presentes nas principais cadeias de distribuição e em centenas de restaurantes.

A nova infraestrutura, com 1.750 m² e 400 m² de câmaras frigoríficas e de congelação, foi concebida para assegurar a conservação ideal de mais de 1.000 referências importadas diretamente de Itália, garantindo rigor, temperatura controlada e uma maior agilidade operacional. A frota própria, composta por sete veículos, permitirá intensificar as entregas diárias em todo o território nacional.

“Este é o maior armazém do setor enogastronómico italiano em Portugal”, destacou Nicoletta Negrini durante a inauguração. Sublinhou ainda que a missão da empresa permanece inalterada: “levar às mesas dos portugueses os melhores produtos italianos, num projeto que é um sonho partilhado com todos os clientes”.

Tradição familiar, inovação e ligação ao mercado português

Fundada em Espanha em 1990 por Nicoletta Negrini - herdeira de uma tradição familiar de indústria alimentar que remonta a 1955 - a empresa foi pioneira na internacionalização da charcutaria e queijos italianos na Península Ibérica. Hoje, já na quarta geração, representada por Giovanni Casoni Negrini, o grupo mantém uma forte ligação às origens, aliando técnicas tradicionais à inovação e à seleção rigorosa de produtores.

Este ADN reflete-se no portefólio disponibilizado ao mercado português, que reúne produtos ícones da gastronomia italiana: mortadella al tartufo, salames regionais, queijos como burrata, mozzarella di bufala ou Parmigiano Reggiano, além de massas frescas, farinhas especializadas, sobremesas e panettones. Recentemente, a marca reforçou a oferta no Continente com novas referências, entre as quais o vitello tonnato, desenvolvido em colaboração com o Chef Chakall, que também marcou presença no evento com um prato criado especialmente para a ocasião.

Mercado em crescimento e aproximação cultural luso-italiana

Para o embaixador de Itália em Portugal, Claudio Miscia, a inauguração representa “um contributo relevante para o reforço dos laços culturais e económicos entre Portugal e Itália”, sublinhando as afinidades entre os dois países, tanto no perfil das empresas familiares, como na valorização da dieta mediterrânica. Recordou ainda a forte comunidade italiana residente em Portugal - mais de 40 mil pessoas - que influencia hábitos de consumo e contribui para a crescente procura de produtos de qualidade.

Uma estrutura preparada para servir mais de 700 clientes

Com uma equipa superior a 35 profissionais nas áreas comercial, logística e administrativa, a Negrini Portugal reforça agora a capacidade de acompanhamento personalizado aos seus mais de 700 clientes no país. Formação, aconselhamento aos operadores profissionais e apoio no desenvolvimento de soluções gastronómicas são alguns dos serviços reforçados nesta nova fase.

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    01/12/2025

  • Newsletter iAlimentar

    24/11/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial