A Recyloop Sustainable Packaging Inc, uma empresa turca especializada em embalagens de papel sustentáveis, recebeu um prémio na categoria Gestão de Resíduos e Zero Resíduos na 12ª edição dos Sustainable Business Awards, um dos prémios ambientais mais proeminentes no mundo empresarial.
O prémio distingue a tecnologia HydroLoop, um revestimento à base de água que permite a produção de copos de papel totalmente recicláveis e repolpáveis dentro dos sistemas normais da indústria do papel, cumprindo simultaneamente a diretiva europeia relativa aos plásticos de utilização única (SUP). Graças a esta inovação, os copos podem ser reciclados sem a necessidade de revestimentos plásticos convencionais, como o PE ou o PLA, favorecendo assim a sua reincorporação no ciclo do papel.
“Não vemos as embalagens como resíduos, mas como um recurso renovável", afirmou Ömer Erhan Eroglu, membro da direção da Recyloop. “Este prémio celebra não só a nossa inovação, mas também a determinação da Turquia em liderar o fabrico sustentável e o design circular”.
A tecnologia HydroLoop, desenvolvida a partir da engenharia norte-americana e do know-how turco, converte os copos de papel de utilização única em matéria-prima utilizável pela indústria. A ela junta-se o CoreLoop, um revestimento biodegradável em ambiente marinho, à base de PHA, para aplicações em que a biodegradabilidade é essencial e oferece uma alternativa avançada para a gestão de embalagens em fim de vida.
Os fundadores da Recyloop têm mais de 40 anos de experiência na produção de embalagens alimentares sustentáveis para marcas internacionais como a Starbucks, McDonald's, Burger King, Kahve Dünyasi, EspressoLab, Caffè Nero, Gloria Jean's, Juan Valdez e Turkish Airlines. Com linhas de produção de alta velocidade das fábricas da Partycity nos EUA, a empresa opera uma das fábricas de copos de papel mais avançadas da Europa, fornecendo mercados na Europa, no Médio Oriente e no Norte de África.
Até 2030, a Recyloop pretende atingir uma capacidade de produção anual de 5 mil milhões de copos, o que representaria mais de 1% da produção mundial e consolidaria a Turquia como um dos principais intervenientes na cadeia global de embalagens sustentáveis.
www.ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa