No Dia Mundial da Alimentação, a Nestlé Portugal, alinhada com o seu propósito de desenvolver o poder da alimentação para melhorar a qualidade de vida de todos, hoje e para as gerações futuras, tem assumido um papel ativo na promoção da literacia alimentar e de hábitos alimentares equilibrados na população, tendo já desenvolvido várias iniciativas neste âmbito.
Programa Nestlé por Crianças Mais Saudáveis, numa escola.
Num contexto nacional que continua a apresentar desafios significativos, a Nestlé compromete-se, através do seu expertise, a ajudar os portugueses a adotar melhores hábitos alimentares, que contribuem para a sua saúde e bem-estar, bem como, para o planeta, e a promover a literacia alimentar para, assim, aumentar o conhecimento sobre a alimentação, e capacitar para escolhas mais informadas.
Iniciativas como o programa Nestlé por Crianças Mais Saudáveis, e o projeto Alimentologia, aliadas ao trabalho contínuo na melhoria do perfil nutricional dos nossos produtos, e a sua expansão para dar resposta a novos hábitos e necessidades do consumidor -, são alguns dos contributos da Nestlé para a promoção de uma alimentação mais saudável e sustentável.
Em Portugal, os maus hábitos alimentares representam o quinto fator de perda de anos de vida saudável, segundo o Global Burden Disease de 2019. De acordo com o mesmo estudo, mais de 50% da população não cumpre a ingestão diária recomendada de hortícolas e apenas 26% apresenta elevada adesão à dieta mediterrânica – reconhecida como uma das mais saudáveis do mundo. Além disso, segundo a Direção-Geral da Saúde, 49% dos portugueses possui um nível inadequado ou problemático de literacia em saúde, o que impacta diretamente a capacidade de fazer escolhas alimentares informadas.
“A Nestlé, enquanto empresa n.º 1 de Food & Beverages na Europa e líder em Portugal nas categorias em que compete, consciente de todos os desafios diários dos consumidores e quer ajudar a que consigam equilibrar a alimentação e saúde com o desejo por sabor e prazer. Com as capacidades e expertise da Nestlé em nutrição e ciência, e todo o nosso alcance e escala, cabe-nos combinar sabor com saúde, alimentos saudáveis com conveniência e nutrição com acessibilidade, garantindo uma inovação constante focada nas necessidades do consumidor. afirma Ana Leonor Perdigão, responsável de Nutrition, Health & Wellness da Nestlé Portugal. “Neste Dia Mundial da Alimentação, a Nestlé reafirma o seu compromisso de contribuir para uma sociedade mais informada e saudável, investindo em programas e conteúdos que ajudam a transformar conhecimento em ação, e escolhas conscientes em hábitos duradouros.”, acrescenta.
Para promover a literacia alimentar, um pilar cada vez mais relevante no dia a dia e na qualidade de vida dos portugueses, a empresa aposta em iniciativas como o programa Nestlé por Crianças Mais Saudáveis que conta já com 25 anos de existência, sendo o único programa de promoção de estilos de vida saudáveis dirigido a crianças com chancela do Ministério da Educação, Ciência e Inovação. Ao longo de um quarto de século, este chegou a mais de 3 milhões de crianças dos 3 aos 10 anos, envolvendo escolas e famílias em atividades pedagógicas e lúdicas que incentivam a adoção de uma alimentação saudável e sustentável.
Para assinalar o dia Mundial da Alimentação, o programa Nestlé por Crianças Mais Saudáveis foi até à Escola Mello Falcão, na Pontinha, realizar a primeira de um conjunto de sessões presenciais nas escolas, previstas para este ano letivo. Para este momento, os alunos foram convidados a refletir sobre o tema “Dia Alimentar Equilibrado”, a analisar hábitos alimentares, a promover escolhas conscientes e a valorizar a Roda dos Alimentos, como guia para o bem-estar, proporcionando experiências interativas que reforçam a aprendizagem e incentivam estilos de vida mais saudáveis.
No ano letivo de 2025/2026, o concurso escolar tem o tema “É cá da terra” e cada turma deverá escolher um alimento ou tradição cultural, relacionada com a alimentação, típica da sua região e com o apoio do professor responsável, os alunos devem criar um conteúdo original que apresente este alimento ou tradição de forma criativa. No que diz respeito ao Regulamento, podem participar as turmas de instituições de ensino público, particular e cooperativo do ensino do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico, do continente e regiões autónomas, desde que estejam inscritas no programa Nestlé por Crianças Mais Saudáveis.
A Nestlé conta ainda com o projeto Alimentologia, uma série de conteúdos digitais, desenvolvidos por especialistas em nutrição, que desmistifica mitos alimentares e explica, de forma acessível, os fundamentos científicos por detrás das escolhas alimentares. Sob o mote “Alimentologia: A ciência por detrás dos mitos”, aborda temas como a presença do açúcar na alimentação, o impacto do café na saúde, a importância dos hidratos de carbono para a perda de peso e a leitura de rótulos, ajudando os portugueses a tomar decisões mais informadas.
No âmbito do Dia Mundial da Alimentação, a Nestlé desenvolveu ainda um Workshop de Nutrição dedicado aos meios de comunicação social, com o tema “Alimentologia: A Ciência por detrás da Alimentação”, que decorreu na sua sede, em Linda-a-Velha, e teve como objetivo desmistificar e aprofundar os conceitos da alimentação, num momento que contou com uma parte teórica e uma parte prática, na qual os jornalistas fizeram a sua própria refeição. Com esta iniciativa, a Nestlé criou um momento de conversa em torno do tema e de reflexão de como as nossas escolhas alimentares impactam a nossa saúde e também o planeta.
Rachel Muller, CEO da Nestlé Portugal, no Workshop de Nutrição (à direita).
www.ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa