Uma medida que reforça aposta da empresa na ciência, saúde e sustentabilidade.
A Danone acaba de dar um passo decisivo na sua estratégia de crescimento e inovação com a inauguração do novo Hub de Inovação em Aldaia (Valência), a maior unidade industrial da empresa na Europa e um polo estratégico para Portugal. É deste centro que sai 76% do portefólio comercializado no mercado português, incluindo marcas de referência como Activia, Actimel, YoPRO e Danacol.
Com um investimento superior a 60 milhões de euros, nos últimos cinco anos, o novo Hub representa um modelo de excelência para a indústria alimentar europeia, combinando ciência, tecnologia e sustentabilidade em todas as fases da cadeia de valor — desde a produção de embalagens até à distribuição final.
“Aldaia é muito mais do que uma fábrica para a Danone: é um ponto de encontro entre a nossa história, o compromisso com a inovação e a nossa visão de futuro. Este novo Hub é sinónimo de eficiência, sustentabilidade e liderança”, afirmou François Lacombe, diretor-geral da Danone Ibéria.
Motor de inovação e resposta às novas necessidades
A inovação é um dos pilares do crescimento da Danone e Aldaia surge como o centro nevrálgico deste processo. Todos os anos, dali saem mais de 180 projetos de inovação, incluindo novos produtos e melhorias de fórmulas, ingredientes e embalagens.
Portugal tem desempenhado um papel pioneiro neste ecossistema: foi no mercado português que a Danone lançou, pela primeira vez, as versões líquidas do Activia Triplo 0, posteriormente replicadas em outros países. Também a gama proteica YoPRO teve em Portugal o seu mercado-piloto.
“O futuro da alimentação constrói-se com ciência e sustentabilidade. O Hub de Aldaia tem um papel determinante ao unir tecnologia de ponta e compromisso ambiental na criação de produtos adaptados às necessidades dos consumidores portugueses”, sublinhou Marina Fernie, diretora-geral da Danone Portugal.
Sustentabilidade no centro da operação
A nova unidade industrial foi concebida segundo os princípios da economia circular e funciona 100% com eletricidade proveniente de fontes renováveis, contando ainda com uma das maiores instalações solares da Danone na Europa. Este modelo permite produzir iogurtes com 30% menos emissões de CO2 face à média do mercado local.
Em Portugal, a empresa tem reforçado este compromisso ao reduzir o teor de açúcares dos seus produtos e ao eliminar gradualmente plásticos desnecessários, evitando cerca de 280 toneladas de plástico por ano.
Impacto social e presença em Portugal
Presente no país desde 1989, a Danone emprega atualmente cerca de 150 colaboradores diretos e tem impacto em mais de 300 postos de trabalho indiretos. Os seus produtos estão presentes em três em cada quatro lares portugueses, acompanhando todas as fases da vida — da infância à terceira idade.
A empresa também aposta em projetos com impacto social, como o programa “Heróis da Fruta”, que em 2024 envolveu mais de 79 mil crianças, e parcerias com entidades como a Associação Portuguesa de Nutrição, a Liga Portuguesa Contra o Cancro e a Fundação Portuguesa de Cardiologia. Todos os anos, a Danone doa mais de 400 toneladas de alimentos a instituições sociais.
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