A Agroglobal acolheu a 10 de setembro o seminário ‘Futuro Digital nas Organizações do Setor Agroalimentar’, organizado pela CONFAGRI, APED, COTEC e FIPA, no âmbito do polo de inovação digital SFT-EDIH.
O evento reuniu um painel multidisciplinar de especialistas, investigadores e representantes empresariais que partilharam o seu conhecimento sobre temas-chave como a transição digital, a inovação tecnológica e a cibersegurança. O objetivo foi “dar a conhecer a inovadora realidade agrícola já em curso a nível nacional”, revelou a CONFAGRI em comunicado.
Deste modo, o evento conseguiu desenhar o panorama geral da inovação e digitalização do setor agroalimentar português, focando-se nas necessidades e desafios que este enfrenta e, sobretudo, nas oportunidades que surgem para a evolução sustentável do setor ao longo de toda a sua cadeia de valor.
Tendo sido apresentados múltiplos casos práticos de sucesso, durante o seminário foi altamente destacada a importância das cooperativas agrícolas para a promoção da transição digital do setor agrícola, tendo estas organizações sido apontadas como um motor para que pequenos e médios agricultores estejam informados e capacitados para dar resposta aos desafios que as novas tecnologias aportam.
Segundo a CONFAGRI, nesse sentido, destacou-se a apresentação do CyberHub for AgriFood: um serviço, disponibilizado pela CONFAGRI em parceria com a SGS, que visa reforçar a cibersegurança no setor agroalimentar, em conformidade com a Diretiva NIS2.
Assim, e como sublinhou o presidente da confederação, Idalino Leão, “na CONFAGRI apostamos na inovação e na digitalização da agricultura e, através do nosso Departamento de Sustentabilidade, Inovação e Qualidade continuaremos empenhados em acompanhar os nossos associados nesta jornada rumo a uma agricultura mais moderna, inovadora e sustentável.”
www.ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa