Digitalização da indústria alimentar
A BRAINR, startup portuguesa de software de gestão de produção para a indústria alimentar, fechou uma ronda de investimento que pode atingir os 11 milhões de euros, liderado pelo fundo de capital de risco C2 Capital Partners. Trata-se do maior 'seed round' alguma vez realizado em Portugal, superando o anterior recorde em cerca de meio milhão de euros.
Para Paulo Gaspar, CEO e cofundador BRAINR, trata-se de um "investimento histórico que marca o início de uma nova era para a BRAINR. Com ele vamos acelerar os nossos investimentos em I&D e democratizar a inteligência artificial para toda a indústria alimentar - da fábrica mais pequena à maior - criando um cérebro digital inteligente que elimina erros, guia os operadores no seu trabalho, e aumenta a eficiência e rastreabilidade de todas as operações”.
Segundo o WEF (World Economic Forum), a indústria alimentar é das menos digitalizadas no mundo, e por isso a BRAINR tem como objetivo claro construir o cérebro digital das fábricas alimentares para acelerar esta transformação.
O problema que BRAINR resolve é comum a todo o setor: fábricas que ainda dependem de papel, folhas de Excel e processos manuais dando origem a elevados níveis de desperdício, assim como rastreabilidade e segurança alimentar comprometidas. Problemas que as soluções disponíveis no mercado não têm conseguido resolver. O sistema liga todas as áreas da fábrica em tempo real, elimina erros, melhora o rendimento e a rastreabilidade.
“Com uma equipa que alia experiência empresarial e conhecimento profundo do setor, a BRAINR procura simplificar o dia a dia dos operadores nas fábricas. A tecnologia que usa concretiza o que o smart manufacturing há anos promete, mas que a indústria alimentar ainda não tinha conseguido materializar. Tudo para que as equipas possam concentrar-se em produzir com rigor e eficiência”, defende Duarte Diniz, Investment Senior Analyst da C2 Capital Partners, responsável pela operação.
A BRAINR iniciou operações em finais de 2023 e o seu software gere hoje mais de 25% de toda a produção de carne em Portugal. Com este investimento, pretende expandir internacionalmente e preparar a expansão para outros setores alimentares: pescado, panificação, confeitaria, bebidas e produtos alimentares em geral. Alguns dos exemplos de sucesso do impacto da BRAINR são:
O trabalho começa a ser reconhecido também fora de Portugal. A Manufacturing Tech Insights elegeu a BRAINR como referência global em sistemas de gestão de produção na cloud. A publicação internacional StartUs Insights destacou BRAINR como “rising star” na categoria de planeamento e previsão de procura. E a Food4Future elegeu a BRAINR como a melhor solução para a digitalização de fábrica. Mais recentemente, a BRAINR integrou o ranking EUROPA’s 100, que identifica as 100 startups mais promissoras e com maior potencial da Europa, um reconhecimento que já distinguiu empresas como Spotify, Wise ou Farfetch.
Com este investimento, a BRAINR não quer apenas transformar fábricas de carne. Quer acelerar a digitalização de toda a indústria alimentar e mostrar que Portugal pode estar na linha da frente deste movimento global.
Para mais informações, visite o website da BRAINR
www.ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa