A European Logistics Association (ELA) elegeu Ramón García, diretor-geral do Centro Espanhol de Logística (CEL), como vice-presidente, na sequência da votação realizada pelos membros do Conselho de Administração a 4 de agosto, após a eleição da Direção na Assembleia Geral Anual de 15 de julho. No seu novo cargo, García irá coordenar as relações com as instituições europeias e liderar a área da inovação, com o objetivo de “expandir a influência e a colaboração da ELA na Europa”, afirmou.
A European Logistics Association (ELA) definiu um roteiro baseado em projetos estratégicos que vão desde iniciativas institucionais - como a cooperação com a União Europeia (UE) e as relações institucionais - até à promoção da inovação e do conhecimento, incluindo os Prémios ELA, o Congresso EUROLOG e o Comité de Investigação. Inclui também o desenvolvimento de associações e a gestão interna da organização, com a formação, a certificação, o marketing e o design organizacional.
Neste quadro, a nomeação de Ramón García é particularmente relevante, uma vez que assumirá a coordenação das relações com as instituições da UE e o eixo da inovação, duas áreas diretamente alinhadas com a experiência e o ADN inovador da CEL.
“Com mais de 25 anos de experiência em inovação no domínio das MTS, financiamento de projetos, gestão de parcerias e relações institucionais, estou empenhado em promover a inovação logística e reforçar os laços estratégicos com as instituições da UE. O meu objetivo é contribuir para a missão da Associação Europeia de Logística, tirando partido da minha experiência para aumentar a sua influência e o seu alcance colaborativo em toda a Europa”, afirmou o CEO da CEL.
Entre as razões pelas quais a sua candidatura se destacou contam-se: o seu longo historial de mais de 20 anos na gestão técnica dos Prémios CEL; o seu estatuto de único membro do Conselho de Administração proveniente do antigo Comité de Relações com a UE; a sua experiência como diretor de inovação da CEL durante 16 anos e como diretor-geral do Cluster de Inovação Logística (CITET) durante 11 anos; bem como as suas fortes relações com as instituições espanholas e europeias; a sua liderança na promoção da excelência e da sustentabilidade na logística; e o seu recente reconhecimento como um dos cinco principais influenciadores B2B na logística em Espanha.
O novo Conselho de Administração da ELA tem a seguinte composição: Markus Mau (BVL, Alemanha) como Presidente; Ramon Garcia (CEL, Espanha), Mirek Rumler (CLA, República Checa), Yann de Feraudy (France Supply Chain by Aslog), Konstantinos Haniotis (HILME, Grécia) e Xavier Rius (ICIL, Espanha) como Vice-Presidentes; Jan Eberle (GS1, Suíça), Jyri Vilko (LOGY, Finlândia), Igor Žula (SLA, Eslovénia) e Franz Staberhofer (VNL, Áustria) como membros do Conselho de Administração, e Sharon Kindleysides como Tesoureira.
A Associação Europeia de Logística, fundada em 1991, reúne 22 associações nacionais e representa mais de 55.000 profissionais de logística na Europa. Para além de organizar mais de 75 eventos anuais em todo o continente, a ELA promove a profissionalização da logística através de um sistema de certificação comum, reconhecido em toda a Europa. Em Espanha, estas acreditações (CELog, ELog e EJLog) são atribuídas diretamente pela CEL, o que permite transferir os padrões europeus de excelência e formação para os profissionais e empresas do país, reforçando a ligação entre os ecossistemas logísticos espanhol e europeu.
www.ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa