95% das adegas regressam e há 85 D.O. previstas
O salão de referência do vinho espanhol de qualidade, a Barcelona Wine Week, que celebrará a sua sexta edição de 2 a 4 de fevereiro de 2026, na Fira de Barcelona, contará com a presença de cerca de 1.300 adegas e mais de 85 Denominações de Origem. O evento, quase esgotado a oito meses de antecedência, destacará o legado das grandes sagas familiares do setor e reforçará o seu perfil como plataforma fundamental para a internacionalização dos vinhos espanhóis.
A Barcelona Wine Week (BWW) realizar-se-á novamente nos pavilhões 1 e 8, no centro de exposições Montjuïc da Fira de Barcelona, com um total de 10.100 m² de espaço destinado a cerca de 1.300 adegas espanholas — desde grandes marcas a pequenos produtores —, bem como a mais de 85 Denominações de Origem e outros rótulos de qualidade.
Noventa e cinco por cento das adegas que participaram na edição anterior voltam a apostar no principal salão do setor em Espanha, com o objetivo de crescer internacionalmente e diversificar mercados. Entre as empresas expositoras já confirmadas encontram-se González Byass, Codorníu, Vallformosa, Marqués del Atrio, Freixenet, Juvé & Camps, Grupo Osborne, Grandes Pagos de España, Araex, Parés Baltà, Otazu, Barbadillo e El Escocés Volante.
Segundo Javier Pagès, presidente do salão, “a Barcelona Wine Week é a única feira espanhola de vinhos criada com e para o setor. Por isso, num momento particularmente complexo para a indústria a nível internacional, o nosso objetivo é ser a plataforma que nos une, proporcionando novas oportunidades de negócio e impulsionando a competitividade das adegas espanholas de qualidade”.
Neste sentido, a organização da BWW convidará cerca de mil grandes compradores espanhóis dos setores da grande distribuição, do comércio especializado e do canal Horeca, que são atualmente os principais canais de comercialização da produção vitivinícola espanhola. Alcampo, Consum, Lidl, Makro, NH Hotels, Eurostars, Grupo José Andrés, Vila Viniteca e Decántalo foram algumas das empresas presentes na anterior BWW.
A nível internacional, espera-se que a próxima edição conte com a presença de mais de 800 'key buyers' de mercados-chave para as vendas do setor, como a Europa, Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Suíça e China, e outros mais recentes, como o Sudeste Asiático e os países do Mercosul.
A BWW 2026 espera mais de 26.000 visitantes profissionais, 20% dos quais internacionais, e mais de 13.500 reuniões de negócios agendadas.
O tema central da BWW 2026 girará em torno do fator humano, com especial enfoque no legado histórico e familiar do setor vitivinícola espanhol, constituído por grandes famílias produtoras. Incluirá apresentações de famílias vitivinícolas de longa data e das novas gerações que estão a assumir responsabilidades nas adegas.
O programa de atividades abordará temas tão diversos como as alternativas ao mercado norte-americano, a inteligência artificial ao serviço das adegas, a evolução da prescrição do vinho e como criar experiências memoráveis no vinho e na restauração.
No âmbito da BWW 2026, haverá uma prova magistral com vinhos de Xerez, intitulada “10+1 mitos do Xerez”, ministrada pelo jornalista e sommelier Ramón Francàs. Além disso, e tal como em edições anteriores, no âmbito do programa “BWW gosta da cidade”, serão organizadas várias atividades e experiências para além da feira, para impregnar a cidade de Barcelona de vinho, graças a alianças com diferentes setores, como o comércio, a cultura e o lazer.
Desde a sua criação, em 2020, o evento tem contado com o apoio e colaboração da Federação Espanhola do Vinho (FEV), do Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação (MAPA), do ICEX Espanha Exportação e Investação, da Conferência Espanhola de Conselhos Reguladores do Vinho (CECRV), da Associação Catalã do Vinho (AVC), da Interprofissional Espanhola do Vinho (OIVE) e do banco cooperativo de referência Cajamar.
Em 2024, e de acordo com os dados do ICEX España Exportación e Inversiones, as exportações de vinho espanhol atingiram um valor total de 3.066,7 milhões de euros. Este valor representa um aumento de 1,6 % em relação ao ano anterior, o que se traduz em mais 49,4 milhões de euros.
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