Cadeia de valor das embalagens de vidro na Europa avança para economia circular
De acordo com os últimos dados publicados pela iniciativa Close the Glass Loop, a taxa média de recolha para a reciclagem de embalagens de vidro na União Europeia atingiu 80,8% em 2023. Este valor confirma a tendência ascendente observada nos últimos anos e reflete um sistema de recolha cada vez mais consolidado em todo o continente.
No ano passado foram recolhidas para reciclagem mais de 12 milhões de toneladas de embalagens de vidro. No entanto, os funcionários da plataforma salientam que a taxa real poderá ser ainda mais elevada, uma vez que o novo quadro regulamentar europeu exige que os Estados-Membros apresentem relatórios sobre a reciclagem efetiva e não apenas sobre a recolha para fins de reciclagem, o que dificulta o controlo integral dos volumes recolhidos.
Este desempenho positivo é atribuído a práticas de recolha seletiva bem estabelecidas, tanto nos lares como no canal Horeca (hotéis, restaurantes e cafés), bem como a uma rede eficiente de operadores que garantem que o vidro recolhido é devidamente reciclado e reintegrado numa das 162 fábricas de produção de embalagens de vidro existentes na Europa.
Apesar destes progressos a iniciativa sublinha a necessidade de continuar a investir e a melhorar os sistemas de recolha, a fim de atingir o objetivo de 90% de recolha de materiais recicláveis fixado para 2030. Esta mensagem foi reiterada por vários representantes do setor durante uma conferência de imprensa online realizada em 30 de junho.
Carlo Pirrone, secretário-geral da FEVE (Federação Europeia do Vidro de Embalagem), destacou o empenho do setor na recolha seletiva: “uma vez recolhido, estimamos que 85% do vidro é efetivamente reciclado num ciclo fechado. Este facto confere às embalagens de vidro um papel único na economia circular europeia".
Olivier Deweerdt, secretário-geral da FERVER (Federação Europeia de Recicladores de Vidro), afirmou: ”embora estejamos a fazer progressos, ainda há espaço para recolher mais vidro para abastecer a indústria. Cada tonelada adicional recolhida representa um recurso valioso que contribui para fechar o ciclo".
Do setor das bebidas espirituosas, Sarah Melina Siebel (spiritsEUROPE) lembrou que mais de 90% dos produtos de bebidas espirituosas são comercializados em garrafas de vidro. "Os produtores de bebidas espirituosas continuarão a apoiar todas as iniciativas que melhorem a recolha e a reciclagem, com o objetivo de aumentar o conteúdo reciclado das nossas embalagens.
Monika Piber, diretora de comunicação da Austria Glas Recycling, apresentou a experiência austríaca, onde mais de oito milhões de toneladas de vidro foram recolhidas para reciclagem desde 1977. Atualmente, cerca de dois terços do vidro produzido no país provêm de material reciclado.
A nível nacional, vários países registaram progressos significativos. Portugal e a Grécia aumentaram os seus volumes de recolha em 12,6 % e 11,1 %, respetivamente, em 2023, em comparação com o ano anterior, excedendo mesmo os volumes de vidro colocados no mercado. No caso de Espanha, a melhoria foi de 7%, aumentando a taxa de recolha de 69,9% para 75,9%. A Itália, que representa quase 18% do mercado total de embalagens de vidro da UE, conseguiu, pela primeira vez, ultrapassar o objetivo de 90% de recolha para reciclagem.
Os dados completos e a evolução desde 2020 estão disponíveis no síte Close the Glass Loop.
www.ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa