Competição, inovação e internacionalização marcam o maior certame mundial de foodservice.
A cidade italiana de Rimini prepara-se para acolher, de 16 a 20 de janeiro de 2026, o SIGEP World – The World Expo for Foodservice Excellence. Este evento, reconhecido internacionalmente, destaca-se como uma vitrine das melhores tendências e talentos nas áreas do geladaria, pastelaria, chocolate, café, panificação e pizza.
Entre os destaques desta edição estão a Gelato World Cup — a única competição do género a nível mundial onde se defrontam os melhores mestres de gelado do planeta — e a Juniores Pastry World Cup, que reúne jovens talentos da pastelaria de renome internacional. Estes concursos prometem captar as atenções dos profissionais do setor e do grande público, celebrando criatividade, técnica e inovação.
A pizza também terá um papel de relevo com o projeto Pizza (R)evolution, iniciativa que pretende explorar novas sinergias entre ingredientes, tecnologias e formatos de consumo. O café não fica esquecido, sendo protagonista no Innovation Bar, um espaço imersivo dedicado à evolução das cafetarias a nível global.
O SIGEP World é promovido pelo Italian Exhibition Group, organização que aposta fortemente na internacionalização do certame. Em 2026, a Índia será o país convidado, assumindo um papel central no programa do evento.
Segundo Corrado Peraboni, CEO da IEG, “em 2025, o certame recebeu 1.300 marcas expositoras provenientes de 33 países em 30 pavilhões, acolhendo profissionais de 160 países. Para 2026, a estratégia de internacionalização foi ainda mais reforçada”. Marco Carniello, CBO da IEG, destacou o início das ações promocionais já a 6 de novembro, com o roadshow do SIGEP World a arrancar na Embaixada de Itália em Madrid, especialmente dirigido à comunidade empresarial espanhola do setor foodservice.
No âmbito desta estratégia, foram introduzidas novas ligações aéreas diretas para Rimini, ligando a cidade a Munique e a Espanha, facilitando a participação internacional.
O gelado italiano será elevado a novo patamar com o projeto Gelato Meets Chains, que, segundo Flavia Morelli, responsável da divisão de Food & Beverage da IEG, irá promover ações como webinars, encontros digitais para compradores selecionados e ainda um guia elaborado pela UIF e ACOMAG, destacando as vantagens económicas, operacionais e de imagem de incluir gelado nos menus.
O SIGEP World 2026 reforçará a sua posição de autoridade global no setor da alimentação artesanal, apresentando iniciativas como a SIGEP Vision, o Prémio de Inovação 'Lorenzo Cagnoni' e uma área internacional dedicada a start-ups e debates.
A poucos meses do evento, Rimini prepara-se para receber profissionais e entusiastas, num certame onde tradição e inovação se encontram para desenhar o futuro do foodservice a nível mundial.
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