Tetra Pak Tubex Portugal - Produção de Palhinhas para Bebidas, Lda.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Nova embalagem flexível 100% reciclável com elevado desempenho para alimentos frescos e transformados

02/07/2025

O centro tecnológico ITENE desenvolveu novos materiais para embalagens flexíveis monomaterial, 100% recicláveis e biodegradáveis, a partir de diferentes substratos celulósicos e de poliolefinas. Estas soluções apresentam também propriedades melhoradas de barreira e selabilidade, especificamente concebidas para aplicações no setor alimentar, como carnes, produtos de conveniência e snacks.

Novas estruturas flexíveis à base de papel e de poliolefinas, facilmente recicláveis, obtidas por técnicas de revestimento...

Novas estruturas flexíveis à base de papel e de poliolefinas, facilmente recicláveis, obtidas por técnicas de revestimento, para aplicações agroalimentares.

A investigação destas soluções foi desenvolvida no âmbito do projeto SUSFLEX, financiado pelo Instituto Valenciano para a Competitividade Empresarial (IVACE+i) através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), e realizado entre junho de 2024 e 2025. Para o efeito, foram utilizadas diferentes tecnologias convencionais de aplicação de revestimento, como a rotogravura ou a flexografia, nas soluções desenvolvidas com base em substratos poliolefínicos, bem como técnicas de aplicação de revestimento sem contacto, através de equipamentos de revestimento por extrusão e revestimento por extrusão, utilizados em soluções baseadas em papel.

“O projeto SUSFLEX concebeu estruturas de camadas sequenciais de revestimentos para melhorar as propriedades finais — como propriedades de barreira, barreira ultravioleta e selabilidade — de embalagens flexíveis baseadas em substratos celulósicos e poliolefinas, como o polietileno e o polipropileno, com o objetivo de obter soluções monomateriais facilmente recicláveis e eliminar as camadas metalizadas”, explica Rafael Sánchez, gestor técnico do projeto no ITENE. A formulação de termoplásticos biodegradáveis e a sua aplicação como revestimentos em substratos celulósicos foram igualmente incorporadas, com o objetivo de melhorar as propriedades de barreira e a selabilidade, mantendo a compostabilidade dos referidos substratos.

O projeto foi estruturado em duas linhas de ação principais. A primeira centrou-se na melhoria das propriedades finais dos materiais baseados em substratos celulósicos comerciais. Para o efeito, foram aplicados diferentes tipos de revestimentos de alta viscosidade e alto teor de sólidos, bem como técnicas de revestimento por extrusão com materiais termoplásticos. Por outro lado, a segunda linha de trabalho teve como objetivo a otimização de materiais baseados em poliolefinas comerciais (PP e PE). Neste caso, foram utilizados diferentes tipos de revestimentos por dispersão. O objetivo, em ambas as linhas, é fornecer soluções mais sustentáveis, que ofereçam boas propriedades de barreira e vedação, e que sejam também facilmente recicláveis ou biodegradáveis.

As embalagens são ideais para produtos de carne, produtos de conveniência e snacks
As embalagens são ideais para produtos de carne, produtos de conveniência e snacks.

“No que diz respeito às aplicações de base poliolefínica, podemos contar com a colaboração efetiva das empresas para realizar o scale-up industrial e a validação de embalagens flexíveis monomaterial recicláveis para snacks, bases termoformáveis e filmes de cobertura para embalagens da gama V, bem como filmes de cobertura para tabuleiros de produtos cárneos, como carne picada e enchidos frescos e curados, com propriedades de barreira, resistência ao calor e características antiembaciamento, totalmente compatíveis com os tabuleiros monomaterial atualmente utilizados no setor”, destaca o investigador. No que respeita às aplicações à base de papel, os desenvolvimentos foram efetuados à escala piloto, nas instalações do ITENE, tendo sido obtidos materiais flexíveis com boas propriedades de barreira, tanto recicláveis por aplicação de slot die como compostáveis por revestimento por extrusão.

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    30/06/2025

  • Newsletter iAlimentar

    23/06/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial