O evento reunirá mais uma vez algumas das vozes mais importantes nos domínios da investigação e da inovação aplicadas à alimentação na arena internacional. Entre os primeiros oradores confirmados encontram-se Didier Toubia, CEO da empresa especializada em carne de cultura Aleph Farms; Fernando Valladares, cientista do CSIC e comunicador científico sobre crise ambiental e climática; Olalla Otero, doutorada em Biologia e especialista em microbiota; Vicente Mera, médico especialista em longevidade na SHA Wellness Clinic e Maricel Sáenz, fundadora e CEO da empresa biotecnológica Compound Foods; e Maricel Sáenz, fundadora e CEO da empresa biotecnológica Compound Foods.
“Tecnologias como a inteligência artificial irão revolucionar a forma como produzimos os nossos alimentos a uma velocidade sem precedentes. Permitirão formular receitas mais saudáveis sem alterar o sabor do produto, prever a procura para reduzir o desperdício ao longo da cadeia, personalizar a experiência de consumo, atrair os jovens para o campo ou produzir mais e melhores alimentos com menos recursos naturais. No ftalks, vamos refletir sobre a forma como a tecnologia está a transformar o mundo e o sector alimentar, aproveitando a inteligência coletiva da nossa comunidade para criar um futuro justo e delicioso para todos”, explica Beatriz Jacoste, CEO do KM ZERO Food Innovation Hub e uma voz autorizada sobre o futuro da alimentação.
A 7ª edição do ftalks terá lugar nos centros de inovação Las Naves e La Harinera, em Valência, que o KM ZERO transformará numa “Food Innovation Village”, um espaço experiencial para desfrutar em primeira mão do futuro da alimentação e que decorrerá simultaneamente em três palcos para conferências e mesas redondas de especialistas. A jornada contará também com o já consolidado Future Market, uma área de exposição na qual mais de 30 start-ups agroalimentares nacionais e internacionais mostrarão a sua tecnologia e oferecerão degustações de alimentos e bebidas inovadores, antevendo os produtos que poderemos encontrar em breve nos supermercados.
Esta experiência será complementada por espaços de networking entre empreendedores, grandes empresas do sector alimentar, centros de investigação e investidores, nos quais serão geradas centenas de oportunidades de negócio, investimento e colaboração, graças aos matches personalizados baseados em inteligência artificial da nova ferramenta digital do KM ZERO.
Um almoço regenerativo com alimentos de produtores afetados pela DANA
O Ftalks 2025 aproveitará a sua celebração a 18 de junho no âmbito do Dia Mundial da Gastronomia Sustentável para refletir sobre a necessidade de regenerar o nosso sistema alimentar no “Almoço Regenerativo”, uma refeição cujos pratos serão confecionados com produtos tradicionais ao lado de outros criados por startups de foodtech. Nesta ocasião, o menu destacará os alimentos dos agricultores e produtores locais afetados pela DANA, dando-lhes um lugar de destaque e salientando o papel fundamental que a resiliência e a união entre o consumo local e as novas tecnologias desempenharão na alimentação do futuro.
Os bilhetes para o ftalks'25 já estão disponíveis no website oficial.
www.ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa