Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Tetra Pak apresenta edição 2025 do Manual de Processo de Produtos Lácteos

14/05/2025
Documento disponibiliza inovações em mistura, redução da lactose e sustentabilidade, e tem como objetivo capacitar os profissionais em todas as fases da cadeia de valor do setor dos lacticínios, fornecendo uma ferramenta acessível que transforma o conhecimento técnico de ponta em recomendações operacionais orientadas para a eficiência, sustentabilidade e inovação.
Imagen
A Tetra Pak apresenta a edição 2025 do seu Manual de Processo de Produtos Lácteos, um guia emblemático e de referência a nível mundial, desde que foi lançado há 40 anos. Uma versão atualizada que integra os conhecimentos técnicos mais recentes e as principais tendências da indústria, tornando-a uma ferramenta indispensável para profissionais, académicos e estudantes do setor dos lacticínios que procuram adaptar-se ao panorama dinâmico da indústria.

Com mais de 600 ilustrações e mais de 460 páginas escritas por 35 especialistas da Tetra Pak, a nova edição foi concebida como um recurso abrangente. O manual também inclui um capítulo sobre produção primária de leite, escrito por especialistas da DeLaval.

Como explica a Tetra Pak, o manual foi concebido para equipar os profissionais do setor dos lacticínios com conhecimentos avançados para enfrentar os desafios atuais e promover a inovação. Paralelamente, oferece uma exploração aprofundada de todo o processo de produção de leite, desde a produção das vacas leiteiras até ao consumidor final. O guia prático ajuda também a alinhar as operações de laticínios com os mais altos padrões de eficiência, inovação e desempenho ambiental. Além dos princípios básicos de produção e das melhores práticas tecnológicas, esta edição aborda igualmente os desafios e oportunidades mais prementes do setor, tais como as crescentes exigências de sustentabilidade, a evolução dos modelos de produção e a crescente pressão sobre os custos.

A empresa explica ainda que a edição de 2025 inclui atualizações abrangentes de todos os capítulos existentes e incorpora quatro capítulos completamente novos. Entre estes está um dedicado à “Tecnologia de Mistura”, que fornece os conhecimentos mais recentes sobre como otimizar a eficiência da produção e garantir resultados consistentes em produtos como leite, iogurte, queijo e gelado. A mistura é uma tecnologia chave em suplementos alimentares e nutrição. Com quase três quartos (74%) dos consumidores interessados em produtos com benefícios específicos[1] para a saúde, este segmento emergente está a gerar um interesse crescente entre os produtores de alimentos e bebidas.

Em resposta à crescente consciencialização para a saúde e procura de alternativas dietéticas, foi também acrescentado um capítulo sobre “Produtos Lácteos sem Lactose”. Prevendo-se que este segmento cresça a uma taxa de 7,12% ao ano até 2033[2], esta edição aborda um segmento em rápida expansão e as consequentes alterações nas expectativas dos consumidores e no desenvolvimento de produtos.

Outro novo capítulo foca-se em “Sustentabilidade na transformação de produtos lácteos”, com contributos para os produtores avançarem para operações mais sustentáveis. Atualmente, a produção de lacticínios é responsável por 2,7% das emissões de gases com efeito de estufa produzidas pelo ser humano. A transformação sustentável é uma responsabilidade, mas também uma oportunidade para a indústria.

Sobre o manual, Charles Brand, vice-presidente Executivo de Soluções de Processo e Equipamentos da Tetra Pak, afirma: durante 40 anos, o Manual de Processo de Produtos Lácteos tem sido uma pedra angular do nosso compromisso para com a indústria, refletindo o profundo conhecimento e a trajetória que temos vindo a desenvolver. Neste aniversário, reconhecemos que a indústria está a entrar numa nova era marcada pela aceleração da inovação, pela alteração das preferências alimentares e por uma procura crescente de sustentabilidade. Esta evolução oferece oportunidades interessantes para o desenvolvimento de produtos de maior valor acrescentado e para a adoção de tecnologias mais eficientes, reforçando a resiliência do setor dos lacticínios.”

Maria Glantz, professora titular e associada do Departamento de Engenharia de Processos e Ciências da Vida na Universidade de Lund, por seu lado, aponta: “há mais de 20 anos que utilizo o Manual de Processo de Produtos Lácteos no ensino e continua a ser um dos recursos mais valiosos para a formação de estudantes universitários e profissionais da indústria”, acrescentando que “o manual explica a ciência dos lacticínios e as tecnologias de processo de uma forma clara, prática e visualmente apelativa, tornando-o ideal para construir conhecimentos sólidos e aplicá-los na prática. A sua combinação de clareza, profundidade e utilidade faz deste uma referência fiável a todos os níveis de aprendizagem”.

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    12/05/2025

  • Newsletter iAlimentar

    05/05/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial