Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
Feira reúne mais de 8.000 profissionais internacionais e decorrerá em simultâneo com o Pick&Pack for Food Industry, de 13 a 15 de maio, no BEC - Bilbao Exhibition Center.

Food 4 Future - Expo FoodTech 2025 lidera a transformação da indústria alimentar em Bilbau

28/04/2025
A F4F - Expo FoodTech 2025 apresentou no passado dia 23 as principais novidades da sua próxima edição, que terá lugar de 13 a 15 de maio no Centro de Exposições BEC-Bilbao, e que fará de Bilbao-Bizkaia uma referência mundial para a indústria foodtech. A feira, que decorrerá em simultâneo com o Pick&Pack for Food Industry, reunirá mais de 8.000 profissionais, que descobrirão as últimas novidades para a automatização e digitalização das instalações de produção da indústria alimentar, bem como os últimos desenvolvimentos em matéria de embalagem, acondicionamento e logística, que serão apresentados por mais de 250 empresas expositoras.
Imagen
Durante a apresentação, Amaia Barredo, ministra da Alimentação, Desenvolvimento Rural, Agricultura e Pescas do Governo Basco, salientou que “o País Basco assumiu um compromisso firme com a alimentação como um setor estratégico para o país. Fizemo-lo através do Plano Estratégico para a Gastronomia e a Alimentação, da promoção do Ecossistema Global Alimentar e do reforço do nosso ecossistema empresarial e inovador. Atualmente, mais de 137.000 postos de trabalho no País Basco estão ligados ao sistema alimentar, o que representa quase 10% do nosso Produto Interno Bruto (PIB). Mas para além dos números, o que nos define é a nossa forma de entender a alimentação: como direito, cultura, economia e como ferramenta para o desenvolvimento sustentável”.

Para Ainara Basurko, delegada para a Promoção Económica do Conselho Provincial de Bizkaia, “não é coincidência que o Food 4 Future se realize aqui em Bizkaia. Este congresso internacional enquadra-se perfeitamente na nossa visão como território: promover a transformação de setores estratégicos, fomentar novas vocações STEM, talento científico-tecnológico e gerar oportunidades de investimento e emprego de qualidade”. “A Biscaia está preparada para liderar a inovação alimentar. Temos uma indústria forte e sólida com capacidade de transformação, centros tecnológicos de ponta e um compromisso por parte da Diputación Foral de Bizkaia e de outras administrações públicas que apostam num modelo de desenvolvimento económico mais justo, sustentável e competitivo”.

Por sua vez, Javier Garcinuño, diretor geral de Bilbao Ekintza, sublinhou que “na Câmara Municipal de Bilbao, acreditamos firmemente no potencial da tecnologia e da inovação aplicada à indústria alimentar. Um setor que, além de fundamental e estratégico, se relaciona diretamente com os nossos sinais de identidade, já que a alimentação aqui é cultura, tradição e união. Em Bilbau apostamos no emprego de qualidade, no desenvolvimento económico sustentável e local, bem como numa indústria alimentar mais equitativa e responsável”.

Para María Naranjo, diretora da Indústria Agroalimentar do ICEX Espanha Exportação e Investimento, “o F4F permite-nos destacar a importância do intangível da inovação como fator de posicionamento internacional da Indústria Agroalimentar espanhola. É um compromisso com o futuro para que Espanha possa continuar a manter a sua posição de liderança. A F4F é uma plataforma de visibilidade, de reflexão e de encontro com actores e investidores internacionais para todo o nosso ecossistema de inovação”.

O diretor da F4F - Expo FoodTech, Sergio Fabregat, explicou que, nesta edição, “pretendemos marcar um ponto de viragem na transformação da indústria alimentar, reunindo toda a cadeia de valor para descobrir e refletir em conjunto sobre as tecnologias e tendências que estão a redefinir a produção, a eficiência e a sustentabilidade do setor”.

Imagen

Líderes globais da indústria alimentar reúnem-se na Cimeira Mundial Food 4 Future

Como parte do evento, será realizado o Food 4 Future World Summit, o maior congresso europeu sobre inovação em alimentos, que reunirá mais de 320 especialistas para compartilhar estratégias de transformação digital, histórias de sucesso e tendências emergentes em consumo e produção.

Líderes de empresas como a Eroski, PepsiCo, Campofrío, Hijos de Rivera, COVAP, Kaiku-Iparlat, Tutti Food Group, Angulas Aguinaga, Nueva Pescanova, Bodegas Eguren Ugarte e Familia Torres participarão neste fórum internacional, aprofundando temas como a automatização e digitalização da indústria alimentar, IA e robótica nos processos de produção, sustentabilidade, economia circular, novas tendências na alimentação e comportamento do consumidor e segurança e ciência alimentar, entre outros.

Paralelamente ao congresso, a F4F - Expo FoodTech e Pick&Pack for Food Industry contará com uma área de exposição onde empresas líderes como a Agrobank, AZTI, Beckhoff Automation, Christeyns, CNTA, Cocuus, Eurecat, Ibernova, IFR, Leitat e Tecnalia, entre outras, apresentarão as suas soluções de vanguarda em foodtech, robótica, automação, máquinas de processamento e embalamento, segurança alimentar e ciência aplicada à produção alimentar.

Tudo isto contribuirá para reforçar o posicionamento do País Basco como um polo de inovação alimentar a nível internacional. Neste sentido, a F4F - Expo FoodTech terá um impacto positivo significativo na região, que está firmemente empenhada em promover o crescimento empresarial e a geração de novos projetos para tornar mais competitiva a cadeia de valor ligada à alimentação e às bebidas, um setor que representa um dos pilares estratégicos da sua economia.

Imagen

Pick&Pack for Food Industry, em Bilbau juntamente com a F4F - Expo FoodTech 2025

A feira Pick&Pack for Food Industry também terá lugar em Bilbau, de 13 a 15 de maio, consolidando-se como o único evento em Espanha especializado em embalagem e logística para a indústria alimentar. A nova edição reunirá empresas líderes que apresentarão as suas mais recentes soluções em sistemas de processamento, contentores e embalagens, robótica logística, transporte, rastreabilidade e rastreabilidade, cadeia de abastecimento, rotulagem e codificação, e novos materiais para embalagens; bem como tecnologias como Inteligência Artificial, blockchain, ou análise de dados, entre outras.

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    28/04/2025

  • Newsletter iAlimentar

    14/04/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial