Para Ainara Basurko, delegada para a Promoção Económica do Conselho Provincial de Bizkaia, “não é coincidência que o Food 4 Future se realize aqui em Bizkaia. Este congresso internacional enquadra-se perfeitamente na nossa visão como território: promover a transformação de setores estratégicos, fomentar novas vocações STEM, talento científico-tecnológico e gerar oportunidades de investimento e emprego de qualidade”. “A Biscaia está preparada para liderar a inovação alimentar. Temos uma indústria forte e sólida com capacidade de transformação, centros tecnológicos de ponta e um compromisso por parte da Diputación Foral de Bizkaia e de outras administrações públicas que apostam num modelo de desenvolvimento económico mais justo, sustentável e competitivo”.
Por sua vez, Javier Garcinuño, diretor geral de Bilbao Ekintza, sublinhou que “na Câmara Municipal de Bilbao, acreditamos firmemente no potencial da tecnologia e da inovação aplicada à indústria alimentar. Um setor que, além de fundamental e estratégico, se relaciona diretamente com os nossos sinais de identidade, já que a alimentação aqui é cultura, tradição e união. Em Bilbau apostamos no emprego de qualidade, no desenvolvimento económico sustentável e local, bem como numa indústria alimentar mais equitativa e responsável”.
Para María Naranjo, diretora da Indústria Agroalimentar do ICEX Espanha Exportação e Investimento, “o F4F permite-nos destacar a importância do intangível da inovação como fator de posicionamento internacional da Indústria Agroalimentar espanhola. É um compromisso com o futuro para que Espanha possa continuar a manter a sua posição de liderança. A F4F é uma plataforma de visibilidade, de reflexão e de encontro com actores e investidores internacionais para todo o nosso ecossistema de inovação”.
O diretor da F4F - Expo FoodTech, Sergio Fabregat, explicou que, nesta edição, “pretendemos marcar um ponto de viragem na transformação da indústria alimentar, reunindo toda a cadeia de valor para descobrir e refletir em conjunto sobre as tecnologias e tendências que estão a redefinir a produção, a eficiência e a sustentabilidade do setor”.
Líderes de empresas como a Eroski, PepsiCo, Campofrío, Hijos de Rivera, COVAP, Kaiku-Iparlat, Tutti Food Group, Angulas Aguinaga, Nueva Pescanova, Bodegas Eguren Ugarte e Familia Torres participarão neste fórum internacional, aprofundando temas como a automatização e digitalização da indústria alimentar, IA e robótica nos processos de produção, sustentabilidade, economia circular, novas tendências na alimentação e comportamento do consumidor e segurança e ciência alimentar, entre outros.
Paralelamente ao congresso, a F4F - Expo FoodTech e Pick&Pack for Food Industry contará com uma área de exposição onde empresas líderes como a Agrobank, AZTI, Beckhoff Automation, Christeyns, CNTA, Cocuus, Eurecat, Ibernova, IFR, Leitat e Tecnalia, entre outras, apresentarão as suas soluções de vanguarda em foodtech, robótica, automação, máquinas de processamento e embalamento, segurança alimentar e ciência aplicada à produção alimentar.
Tudo isto contribuirá para reforçar o posicionamento do País Basco como um polo de inovação alimentar a nível internacional. Neste sentido, a F4F - Expo FoodTech terá um impacto positivo significativo na região, que está firmemente empenhada em promover o crescimento empresarial e a geração de novos projetos para tornar mais competitiva a cadeia de valor ligada à alimentação e às bebidas, um setor que representa um dos pilares estratégicos da sua economia.
www.ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa