Estima-se que existam cerca de 600 pessoas com deficiência visual em Portugal. Segundo a Água de Carvalhedos dessas 30 mil serão pessoas completamente cegas. Sendo que a tendência, acrescenta a marca e dado como referência o aumento da esperança média de vida, é para aumentar esse valor.
A pensar nisso, a Água de Carvalhedos anunciou a impressão em braille em várias tipologias de garrafas de água mineral natural e que, segundo a marca, a breve prazo será extensiva às variantes de embalagem de água mineral natural gaseificada.
A marca explica que aproveitou a substituição – recente - dos anteriores equipamentos de fabrico de garrafas por um sistema mais eficiente e sustentável (que trabalha exclusivamente com preformas) para dar início a esta nova etapa. Que faz constar o nome da marca, utilização do rPET e o pH7 através do sistema de escrita e leitura tátil para pessoas cegas ou com visão reduzida.
Gonçalo Magalhães Ferreira, diretor Comercial de Mercado Externo e Regiões Autónomas da empresa, explica que “trata-se de uma mudança que pode melhorar a qualidade de vida de muitos consumidores e que atende às necessidades especiais de milhares de pessoas. A responsabilidade social é um domínio valorizado pela Carvalhelhos e que, amiúde, ganha reflexos sobretudo regionais. Esta é apenas mais uma medida, desta vez com reflexos nacionais e internacionais, visto que a empresa exporta cerca de 15% da sua produção”.
Este novo passo da insígnia foi apresentado à ACAPO - Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, que, através da sua direção, considerou todos os pequenos avanços deste género importantes para termos uma sociedade mais inclusiva.
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