Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Pingo Doce abre o primeiro restaurante em Portugal com pagamento por Inteligência Artificial

09/04/2025
Estabelecimento, localizado no Alegro Sintra dispõe de caixas de pagamento self checkout com Inteligência Artificial (IA), que reconhece automaticamente os artigos que o cliente tem no tabuleiro, para uma experiência de compra rápida e otimizada.
Imagen
O Pingo Doce anunciou ter aberto aquele que é considerado o primeiro restaurante em Portugal com pagamento por Inteligência Artificial

No novo espaço, os clientes têm ao seu dispor cinco caixas de pagamento self checkout, com inteligência artificial de última geração, desenvolvida pela start-up Retail Robotics Solutions, que identifica automaticamente os vários artigos que estão no tabuleiro, através do reconhecimento de imagem.

O sistema utiliza uma tecnologia avançada para reconhecer pratos da mesma forma que os humanos – identificando padrões na forma, cor e textura. A cada pedido, a sua precisão melhora, garantindo uma experiência de checkout sem falhas, eficiente e fiável.

O Pingo Doce refere que o espaço de restauração foi totalmente renovado com uma nova imagem, onde a tecnologia vive em simbiose com elementos da natureza, que tornam o espaço harmonioso e confortável. Conta com uma capacidade de 342 lugares sentados, onde é possível fazer uma refeição completa (prato com 2 acompanhamentos, bebidas e sopa ou sobremesa) a partir de 5,98€.

O novo sistema de pagamento com Inteligência Artificial está disponível para pedidos realizados na área de Balcão, onde a ementa muda diariamente e pode ser consultada no site comidafresca.pingodoce.pt.

Refere José Esteves, Diretor de IT do Pingo Doce, refere que “o atendimento personalizado nos restaurantes Comida Fresca continua a ser essencial e diferenciador, mas acreditamos que a tecnologia pode desempenhar um papel relevante. Iniciámos este projeto há cerca de um ano com o foco principal em melhorar a experiência dos clientes durante o processo de pagamento nos nossos restaurantes. O uso de IA torna possível a implementação de soluções inovadoras que permitem melhorar a experiência dos nossos clientes em loja, o que neste caso se traduz numa redução do tempo despendido no registo e pagamento e consequente diminuição dos tempos de espera”.

Dimitri Rodin, CEO da Retail Robotics Solutions, por seu lado, afirma que “a A IA tornou-se uma das tendências globais mais influentes. Estamos dedicados a fornecer ao Pingo Doce as soluções mais avançadas e inovadoras, que estão destinadas a desempenhar um papel fundamental num contexto em rápida evolução”.

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    05/05/2025

  • Newsletter iAlimentar

    28/04/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial