A Verallia Iberia pôs em funcionamento uma nova instalação fotovoltaica em 2025, desta vez na fábrica de Montblanc, que está a funcionar a plena capacidade desde o início de janeiro para conseguir um autoconsumo sem excedentes.
Com projetos como este, a Verallia consegue reduzir as emissões de CO2, bem como aumentar a cobertura do consumo de eletricidade. O objetivo da empresa é que todos os seus centros em Espanha e Portugal tenham uma instalação fotovoltaica, juntando-se às já existentes na Figueira da Foz, que entrou em funcionamento em 2022, às de Burgos e Gran Canaria em 2024, e agora à de Montblanc.
Com esta nova instalação, que se junta às já existentes, a Verallia conseguirá reduzir as suas emissões anuais de CO2 em mais de 9.000 toneladas por ano, graças às quatro fábricas que dispõem de uma central fotovoltaica.
A instalação realizada em Tarragona é uma instalação mista, tanto no telhado como no solo interior, com um projeto modelo PPA com a Edison Next Spain. A potência instalada na fábrica catalã é de 6.140 kWp e gera uma estimativa de 8.400 MWh/ano, o que representa aproximadamente 18% do consumo atual da fábrica. Esta instalação fotovoltaica permite também uma redução de CO2 de 2.500 toneladas por ano.
www.ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa