Depois da escolha do júri cabe agora a escolha dos visitantes profissionais, lembra Kai Mangelberger, diretor da Logistica, que afirmou que “todos os finalistas estão a expor na Fruit Logistica 2025 - e cada visitante comercial pode ajudar a escolher a inovação que considera mais convincente este ano. Posso desde já revelar o seguinte: a decisão não será fácil, uma vez que todos os produtos e serviços apresentados são simplesmente excecionais.”
Convém lembrar que o Fruit Logistica Innovation Award (FLIA) é o prémio mais prestigiado do mundo para a indústria de produtos frescos. Para além do prémio FLIA para produtos frescos inovadores, 2024 testemunhou a introdução do prémio FLIA Technology para inovações extraordinárias em maquinaria e tecnologia.
Sustentável: o abacate biológico Raingrown. O abacate biológico Raingrown vem da floresta tropical da Eosta/Nature & More, uma empresa dos Países Baixos. É o primeiro abacate biológico disponível durante todo o ano - e o primeiro a ser cultivado sem irrigação artificial, utilizando apenas a água da chuva. Num contexto de procura crescente por parte dos consumidores e de escassez de água a nível mundial, a Eosta apresenta uma solução sustentável para o cultivo do abacate. A Eosta/Nature & More apoia os pequenos agricultores, proporcionando-lhes um salário seguro.
Organic Raingrown Avocado, Eosta/Nature & More, Países Baixos, Hall 3.2, Stand B-44
Fiável: morangos de uma cadeia de abastecimento sustentável. Sob a marca ALDINA, a cadeia de supermercados de desconto ALDI SÜD está a comercializar uma única variedade de morangos na Alemanha - e a garantir aos produtores a compra durante toda a época. O objetivo do conceito é impulsionar a produção de morangos na Alemanha. Graças à transparência dos preços e às garantias de compra de um produto altamente delicado e perecível, existem benefícios económicos a longo prazo para todos os envolvidos. Para os consumidores, a concentração numa única variedade é acompanhada de uma promessa de bom sabor.
ALDINA, Frutania, Alemanha, Pavilhão 27, D-32
Flamboyant: uma laranja com um efeito “uau”. A laranja Onix é impressionantemente bonita, versátil e resistente. A cor da sua casca brilha em laranja vivo e vermelho borgonha. A polpa apresenta pigmentos naturais, é sumarenta, tem um sabor forte e é rica em antioxidantes e vitaminas. As laranjas ONIX™ são cultivadas em Espanha e têm um prazo de validade particularmente longo. Este produto inovador vem da Alemanha. É comercializado pela AMFRESH Spain Citrus como uma “maravilha de citrinos sustentável” e destina-se ao segmento de consumidores premium.
ONIX™, AMFRESH Spain Citrus, Espanha, Pavilhão 8.2, A-80
Encantadora: uma tangerina para o Halloween. Halloweena™ é uma nova variedade de tangerina com a forma de uma abóbora. É fácil de descascar, praticamente sem sementes, de sabor doce - e um snack ideal para o Halloween devido à sua forma e pele brilhante. Representa uma alternativa atrativa e saudável às guloseimas habituais. O fruto é cultivado de forma sustentável em Espanha, segundo normas rigorosas, e amadurece pouco antes do Dia das Bruxas. De acordo com a Genesis Fresh em Espanha (uma inovação do Reino Unido), os agricultores podem esperar rendimentos recorde.
Halloweena™, Genesis Fresh, Espanha, Pavilhão 8.2, A-80
Compacto: couve-lombarda como couve pontiaguda. A Samantha é a primeira couve-lombarda do mundo com cabeça pontiaguda (uma inovação da Dinamarca). O seu peso é inferior a 500 gramas por couve. Com a sua forma compacta, estrutura de folha firme e cor distinta, destaca-se nas prateleiras dos supermercados e pode ser preparada de muitas maneiras. Oferece uma experiência de couve totalmente nova, de sabor ligeiramente doce, rica em fibras e vitaminas, e é adequada para saladas, pratos de wok e grelhados. As opções de selagem prolongam o prazo de validade e garantem menos desperdício.
Couve-repolho Samantha, Bejo Zaden, Países Baixos, Pavilhão 1.2, C13
Precisão: Drones baseados em LiDAR. O fabricante húngaro ABZ Innovation equipa drones para utilização em pomares e vinhas com um sistema de perceção situacional baseado em LiDAR. Com a ajuda do mapeamento 3D em tempo real, os drones reconhecem até obstáculos mais pequenos, como fios finos ou perigos, e mantêm um controlo dinâmico da altura. O sistema sem GPS mantém a sua distância em relação a copas de árvores irregulares e otimiza a altura de pulverização das culturas. Isto resulta numa menor utilização de produtos químicos, o que beneficia tanto os agricultores como o ambiente.
Um fator de mudança na agricultura de precisão: Mapeamento LiDAR em tempo real para operações mais seguras e inteligentes com drones, ABZ Innovation, Hungria, Hall 3.1, C-21
Económico: Monitorização de gotejamento e escoamento baseada em IA. O módulo de irrigação FarmRoad da Nova Zelândia ajuda os agricultores a otimizar o seu consumo de água. Os painéis de controlo são orientados por IA e combinam dados climáticos locais com modelos sofisticados de procura de água. Utilizando cálculos automatizados de gotejamento e escoamento, os agricultores podem adaptar diariamente o seu planeamento de irrigação às necessidades das culturas e às condições locais. O sistema reconhece os primeiros sinais de stress nas culturas, o que permite uma intervenção atempada. Esta inovação vem de Marrocos.
Módulo de Irrigação FarmRoad, WayBeyond, Nova Zelândia, Pavilhão 3.1, Stand C-30
Durável: captura de etileno durante o transporte de fruta. O RYPEN Case Liner mantém a fruta em caixas de transporte fresca e estaladiça durante mais tempo. De acordo com o fabricante britânico It's Fresh grapes, os clientes observaram uma média de 85% menos defeitos no transporte de uvas. A tecnologia RYPEN capta o excesso de moléculas de etileno no interior das caixas e liga a sua estrutura. Não produz qualquer oxidação química, não emite substâncias e não afeta a fruta. A tecnologia empregue é sempre adaptada à fruta em questão e às necessidades do cliente, garantindo um maior tempo de conservação e menos desperdício alimentar.
RYPEN Case Liner, It's Fresh, Reino Unido, Pavilhão 5.2, B-24
Controlado: análise de imagem a partir da estufa. A plataforma Croptimus™ fornece aos agricultores uma tecnologia de análise de imagem que lhes permite detetar doenças ou infestações de pragas em vegetais na estufa numa fase inicial. A Fermata, uma empresa de Chipre, comercializa o Croptimus™ como software como serviço (SaaS). O programa não necessita de hardware próprio, mas analisa imagens de câmaras e smartphones instalados (inovação de Israel). Oferece uma solução flexível que, de acordo com o fabricante, resulta numa redução de até 50 por cento do trabalho de reconhecimento, 30 por cento da perda de colheitas e uma redução de 25 por cento dos recursos operacionais para os agricultores.
Croptimus™, Fermata Technology Limited, Chipre, Pavilhão 3.1, C-20
Níveis de dosagem ótimos: análise e ajuste do teor de fungicida. O CATsystem® do fabricante espanhol Citrosol é um sistema de consumo inteligente para utilização no sector pós-colheita. O sistema de avaliação mede online e em tempo real as concentrações de fungicidas e outros componentes da solução nas instalações de produção e ajusta-as imediatamente. As vantagens são níveis de dosagem ideais, menos desperdício e poluição química, maior sustentabilidade e rastreabilidade detalhada. O sistema é compatível com outros dispositivos Citrosol e também pode ser instalado em sistemas de dosagem mais antigos.
CATsystem®, Productos Citrosol, Espanha, Pavilhão 18, A-24.
www.ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa