BRAINR, S.A.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

GlobalData: popularidade da carne cultivada está a aumentar na APAC

02/01/2025
Singapura está na vanguarda desta mudança cultural, uma vez que a sua população tem demonstrado uma capacidade notável de adaptação a novos alimentos, como as carnes de cultura. O país está a liderar esta transformação cultural, pois vê uma oportunidade de se tornar um líder global, ajudando as empresas nacionais e estrangeiras.
Imagen
A popularidade da carne cultivada ou carne produzida em laboratório tem vindo a aumentar de forma constante na região da Ásia-Pacífico (APAC) nos últimos anos. A carne é considerada uma fonte essencial de proteínas, lípidos, hidratos de carbono e vitaminas de que o organismo necessita para satisfazer as suas necessidades energéticas. No entanto, as técnicas tradicionais de criação de animais são insuficientes para satisfazer a procura crescente de carne. Como resultado, a carne de cultura, também conhecida como carne cultivada, tornou-se um poderoso substituto proteico que satisfaz a crescente procura de proteínas. Consequentemente, tem-se registado um aumento do interesse pela carne de cultura na região da APAC, afirma a GlobalData.

Segundo Bynagari Susmitha, analista de Consumo da Global Data, “os países da APAC estão a explorar oportunidades para produzir carne de cultura, impulsionados pelos avanços tecnológicos e pela crescente consciencialização dos consumidores para as práticas sustentáveis. Além disso, há uma clara mudança nas preferências dos consumidores em relação a fontes alternativas de proteína, levando a uma maior aceitação e adoção de produtos de carne de cultura.

O executivo acrescenta ainda que “Singapura está na vanguarda desta mudança cultural, uma vez que a sua população tem demonstrado uma capacidade notável de adaptação a novos alimentos, como as carnes de cultura. O país está a liderar esta transformação cultural, pois vê uma oportunidade de se tornar um líder global, ajudando as empresas nacionais e estrangeiras.”

Há ainda um outro ponto a considerar. “O método tradicional de criação de gado apresenta sérios problemas ao causar efeitos ambientais negativos, como o aumento das emissões de gases com efeito de estufa, a escassez de água e a utilização excessiva dos recursos terrestres. Pensa-se que cerca de três quartos das terras agrícolas são utilizadas para a criação de animais, deixando muito pouco espaço disponível para o cultivo de cereais. Além disso, a produção de carne é responsável por uma quantidade significativa de emissões de gases com efeito de estufa da indústria alimentar. A carne cultivada, também conhecida como carne cultivada em laboratório, é sustentável, uma vez que tem menos impacto ambiental.

Uma tendência visível no GlobalData 2024 Q3 Consumer Survey – Ásia e Australásia. Documento com 6.163 inquiridos e publicado em outubro de 2024.“Sublinhando esta tendência, 81% dos inquiridos da Ásia e da Australásia no recente inquérito aos consumidores da GlobalData afirmaram que a caraterística sustentável/ambiental é essencial/agradável de ter quando decidem fazer uma compra de alimentos e bebidas*.

Face a isto Bynagari Susmitha conclui que “numa altura em que o mundo luta contra a necessidade urgente de combater as alterações climáticas, a carne de cultura ou carne cultivada em laboratório minimiza as emissões de gases com efeito de estufa associadas à produção convencional de carne, promove os cuidados éticos com os animais e satisfaz também a necessidade crescente de alimentos ricos em proteínas. Prevê-se que os investimentos e o apoio legislativo às tecnologias de carne de cultura aumentem à medida que os países da região da APAC se esforçam por atingir os seus objetivos de segurança alimentar e sustentabilidade. Isto promoverá um ambiente de mercado competitivo e impulsionará os avanços científicos na região”.

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    20/01/2025

  • Newsletter iAlimentar

    13/01/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial