A indústria alimentar celebrou os seus inovadores e agentes de mudança na cerimónia de entrega de prémios em Frankfurt, durante a Fi Europe.
Nove empresas foram distinguidas com os Prémios de Inovação Fi Europe 2024, um reconhecimento dos seus contributos para impulsionar mudanças positivas na indústria de alimentação e bebidas (F&B). No Innovation Hub, foram conhecidos os cinco vencedores do Startup Challenge.
Membros do júri dos Prémios Inovação 2024 com representantes da Informa Markets.
Prémios de Inovação: reflexo de mudanças na indústria
Os Innovation Awards são atribuídos por um painel de jurados composto por conceituados profissionais do setor e presidido por Colin Dennis, presidente do conselho de administração da IFIS e da British Nutrition Foundation (BNF).
Este ano, foram introduzidos quatro novos prémios, para acompanhar a evolução da indústria perfazendo um total de nove categorias. Registou-se um aumento de 63% no número de candidaturas, em comparação com o ano anterior, o que “indica um maior enfoque na inovação na indústria, especialmente nas novas categorias de alternativas aos produtos lácteos, fabrico de alimentos, foodtech do futuro e alimentos para animais de companhia”, explica a organização.
Foram selecionados 29 finalistas, desde startups a fabricantes multinacionais de ingredientes. No dia da avaliação, cada finalista apresentou o seu projeto aos jurados que avaliaram cada nomeação à porta fechada para chegar a uma decisão.
Colin Dennis afirmou: “os jurados ficaram muito impressionados com a quantidade e a qualidade dos trabalhos apresentados nas nove categorias dos prémios. Os trabalhos destacaram a forma como a inovação está a contribuir para a transformação dos nossos sistemas alimentares. A seleção da lista de finalistas foi mais difícil do que o habitual e refletiu o ritmo atual da inovação”.
Os vencedores e os participantes “altamente recomendados” de 2024:
Prémio de Inovação em Saúde: ADM (vencedor) pelo seu pós-biótico ES1 Bifidobacterium longum CECT 7347, que o júri elogiou por ter demonstrado claros benefícios para a saúde dos consumidores em múltiplas aplicações alimentares; Novonesis (muito recomendado) pelo seu probiótico de apoio ao humor MindAbleTM 1714TM.
Prémio de Inovação em Sustentabilidade: AAK (vencedora) pela sua candidatura “Empowering women in shea”, que demonstrou a profundidade e a escala do impacto nos três pilares da sustentabilidade: ambiental, social e económico; Dossche Mills (muito recomendada) pela sua candidatura 'Third party verified Terah Standard makes the difference in journey towards 50% carbon reduction in flour'.
Prémio Inovação à base de plantas: Avebe (vencedora) pelo PerfectaSOL S200, que oferece uma solução convincente para o desafio chave da qualidade de revestimentos frágeis em produtos de carne e peixe à base de plantas.
Prémio de Fabrico de Alimentos (NOVO): GEA Process Engineering (vencedor) pela sua próxima geração de liofilizadores RAY Plus, que abrem novas oportunidades para produtos e mercados devido à redução dos custos operacionais e aumento da eficiência.
Prémio Inovação Foodtech do Futuro (NOVO): Cargill (vencedora) pela sua Indulgence Redefined - Confectionery alternative to chocolate, uma colaboração com a Voyage Foods. O júri descreveu este projeto como um conjunto de ferramentas revolucionário para a criação de alternativas de confeitaria a partir de múltiplas matérias-primas, incluindo fluxos de resíduos.
Prémio Inovação em Alimentos para Animais de Companhia (NOVO): Cargill (vencedora) pelo seu pós-biótico TruPet de baixa inclusão, que proporciona benefícios para a saúde intestinal e vitalidade, mantendo a eficácia através de condições modernas de processamento de alimentos para animais de estimação.
Prémio de Inovação em Alternativas aos Produtos Lácteos (NOVO): Bunge (vencedor) pelo Beleaf Plantery - um sistema sustentável, versátil e único à base de gordura para substituir a gordura láctea; Avebe (muito recomendado) pelo PerfectaSOL D600 - um texturizante inovador para iogurte à base de plantas.
Prémio Inovação Sensorial: Novonesis (vencedor) pelo Novamyl BestBite - um sistema enzimático que proporciona uma melhor qualidade sensorial aos produtos de pastelaria ao longo do seu prazo de validade.
Prémio Diversidade e Inclusão: Agronutris (vencedor) por construir uma empresa diversificada, equitativa e inclusiva através de uma governação partilhada transparente.
Startup Challenge
Startup Challenge: dar palco às empresas em fase de arranque
O programa de prémios Startup Challenge defende e fomenta novos talentos, proporcionando uma plataforma única para as jovens empresas ganharem exposição a um público global, atraírem investimento e estabelecerem contacto com potenciais parceiros.
Na ronda final de avaliação desta nona edição os finalistas apresentaram os seus ingredientes inovadores e tecnologia alimentar disruptiva a um painel de juízes especialistas e foi-lhes dada a oportunidade de apresentarem os seus argumentos uma segunda vez, perante o público da Fi Europe, em direto, na sala de exposições do Innovation Hub.
Startups vencedoras
Ingrediente mais inovador para alimentos e bebidas: Perfat Technologies
Ingrediente alternativo ou à base de plantas mais inovador: Fabumin
Serviço mais inovador ou solução digital de apoio ao setor de F&B: Natural Trace
Solução Foodtech mais inovadora: Yeastime
Solução Sustentável Mais Inovadora (Prémio Escolha do Júri): Akoua
Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo
Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados
www.ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa