Contrariando a tendência, as receitas do retalho alimentar aumentaram em muitos países durante a pandemia, uma vez que os restaurantes fecharam e os consumidores tiveram tempo para cozinhar para si próprios. Atualmente, as pessoas estão a reduzir cada vez mais o consumo de alimentos para compensar o peso dos custos energéticos mais elevados. No entanto, a procura de embalagens alimentares continua a crescer, embora a um ritmo mais lento e não de forma generalizada. Pela segunda vez, a Ceresana analisou o mercado europeu de embalagens alimentares em todas as categorias, com exceção das bebidas.
O novo estudo tem em conta não só as películas, sacos, latas, bisnagas, frascos e outras embalagens primárias, mas também as embalagens secundárias e de transporte. Os analistas da Ceresana preveem que a procura total de embalagens alimentares na Europa atinja um volume de cerca de 41,7 milhões de toneladas até 2031.
Os diferentes materiais e tipos de embalagens estão a evoluir a ritmos diferentes: enquanto os produtos enlatados se impuseram durante o confinamento, a procura de embalagens metálicas está novamente a diminuir. Uma exceção, no entanto, são as bisnagas, cujo consumo está a aumentar em muitos locais. As embalagens amigas do ambiente, como os bioplásticos, mas também os sacos de papel e as embalagens feitas de plástico reciclado, estão a beneficiar particularmente da tendência para a sustentabilidade e do aumento dos alimentos biológicos. No caso das películas de embalagem e das embalagens de alimentos descartáveis de curta duração, os bioplásticos ganham pontos graças à sua biodegradabilidade.
As embalagens de vidro, por outro lado, podem ter uma imagem amiga do ambiente, mas a procura está a diminuir. A conveniência é importante tanto para os produtores como para os consumidores: a venda a retalho online e as embalagens para expedição estão a aumentar a procura de cartão canelado, e a tendência para embalagens prontas para venda a retalho favorece as embalagens de alimentos em papel e cartão.
As vendas de produtos de padaria frescos, carne fresca e peixe estão a aumentar pouco. O maior crescimento no mercado alimentar verifica-se atualmente nos cereais de pequeno-almoço, nas refeições prontas e nos alimentos refrigerados e congelados. Os produtos de conveniência representam um desafio especial para os fabricantes de embalagens, porque os tempos de transporte e de armazenamento são cada vez mais longos - mas, ao mesmo tempo, as embalagens devem ser atrativas, práticas e recicláveis, bem como, se possível, mais leves e mais económicas.
A indústria da embalagem está a responder a estas exigências complexas com materiais e tecnologias inovadoras: para reduzir ainda mais o peso da embalagem e a utilização de recursos estão a ser utilizadas cada vez mais sacos autoportantes. O prazo de validade dos alimentos pode ser aumentado através da modificação da composição gasosa da embalagem. São necessárias películas de alta barreira para a embalagem em atmosfera modificada (MAP). No caso das películas de plástico para embalagem primária, os investigadores de mercado da Ceresana registam um crescimento particularmente forte nas películas de BOPET.
O Capítulo 1 analisa a procura europeia de embalagens alimentares, incluindo a Rússia e a Turquia.
O capítulo 2 fornece dados fundamentados sobre 22 países. Os diferentes materiais, tipos de embalagem e áreas de aplicação são examinados em pormenor. É feita uma distinção entre plástico, papel, cartão e cartão canelado, metal e vidro. Além disso, a procura é analisada de acordo com 16 tipos de embalagens diferentes, por exemplo, para películas, sacos, embalagens de plástico rígido, latas e bisnagas, mas também para tampas, papéis de embalagem e rótulos. Para os oito maiores mercados da Europa, as embalagens de plástico são subdivididas em polietileno, PET, polipropileno e outros tipos de plástico. A procura de embalagens é analisada para 12 aplicações, dependendo do material de fabrico, por exemplo, produtos de padaria, refeições prontas, conservas, produtos lácteos, alimentos refrigerados e outras categorias de produtos alimentares.
O Capítulo 3 apresenta perfis úteis das empresas dos mais importantes produtores de embalagens para alimentos. Estão claramente organizados de acordo com os dados de contacto, vendas, lucros, gama de produtos, locais de produção, perfil curto, bem como tipos de produtos e áreas de aplicação. São fornecidos perfis pormenorizados de 90 fabricantes, como a Amcor, Auxiliar Conservera, Berry Plastics Corporation, Coveris Holding, DS SMITH, Karatzis, Sealed Air Corporation, Smurfit Kappa Group, Sonoco Products e Tetra Pak International.
Para mais informações sobre o novo estudo de mercado 'Food-Packaging - Europe' (2ª edição): https://www.ceresana.com/en/market-studies/packaging/food-packaging-europe/.
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