A Messe Düsseldorf e a organização sem fins lucrativos Circular Valley Foundation organizam a primeira Convenção Circular Valley, em 12 e 13 de março de 2025, no Areal Böhler, em Düsseldorf. A organização conta ainda com o apoio científico do Instituto Fraunhofer de Tecnologia Ambiental, de Segurança e Energia (UMSICHT)
Durante novo formato de certame a economia circular, assente na reutilização, reciclagem e em modelos inovadores que prolongam os ciclos de vida dos produtos, estará no centro do debate. Estas iniciativas visam ajudar a conservar recursos, a proteger o ambiente e a mitigar as alterações climáticas, enquanto apoiam as empresas no aumento da sua sustentabilidade, eficiência e competitividade.
A convenção vai analisar a economia circular de uma perspetiva holística, incluindo indústrias e materiais e todas as fases da economia circular, desde a conceção circular inteligente até à reutilização e posterior utilização de produtos.
Enquanto plataforma global central para a economia circular, reúne num único local decisores e peritos empresariais, académicos, políticos e sociais. Sob o lema “Uniting Industries for a Circular Tomorrow”, promove o seu trabalho em rede, a fim de apresentar e desenvolver conjuntamente soluções e processos circulares e impulsionar a transformação para uma economia circular.
O contributo da Messe Düsseldorf para esta iniciativa passa pela experiência decorrente do trabalho desenvolvido em feiras comerciais como a K, a Interpack ou a Drupa, que estão intimamente relacionadas com a economia circular há anos.
A Convenção Circular Valley terá lugar no coração da região metropolitana do Reno-Ruhr e do Circular Valley aí localizado. É aí que se encontram as sedes de numerosas empresas líderes globais, start-ups inovadoras e instituições de pesquisa de renome com foco em soluções circulares. O Circular Valley vê-se como um centro e ponto de partida para a transformação global para uma economia circular, assim como Sillicon Valley o é para a economia de plataformas. Para começar pelo exemplo, o local escolhido para o certame é o Alte Schmiedehalle, no Areal Böhler, em Düsseldorf, uma antiga sala de produção de aço convertida para eventos.
A Convenção do Circular Valley abrange todas as fases da economia circular: desde o uso de matérias-primas renováveis até ao design de produto, fabricação, logística e operações, até a recolha, triagem e reciclagem, apresentando soluções para diferentes classes de materiais e cadeias de valor. A convenção combina pesquisa aplicada e prática e é um centro de conteúdo para os principais decisores e especialistas. Com o tema orientador “Enabling Circular Economy”, centra-se em três tópicos centrais que permitem a transição para uma economia circular:
Em linha com sua abordagem holística e intersetorial, a Convenção do Circular Valley é composta por três partes: conferência, exposição e um eventode networking na noite de 12 de março. Esperam-se mais de 100 oradores de topo na conferência, mais de 130 expositores e parceiros na exposição, o espaço para apresentar soluções circulares orientadas para o futuro, insights sobre novas tendências, inovações e exemplos de melhores práticas.
A organização acredita que a feira representa oportunidades para a a comercialização de soluções inovadoras de economia circular, bem como para o intercâmbio, o trabalho em rede e a cooperação para preparar novas ideias circulares para as empresas. “A Convenção do Circular Valley apresenta soluções de Economia Circular prontas para o mercado e dá uma perspetiva sobre a próxima geração de futuras soluções circulares” diz Carsten Gerhardt, criador da Fundação Circular Valley.
“A Convenção do Circular Valley é o ponto de encontro de todos os que querem moldar ativamente a transformação para uma economia circular. Enquanto plataforma comunitária global para a economia circular, oferece a oportunidade de apresentar soluções circulares num mercado e de fornecer impulsos importantes para uma economia sustentável e eficiente em termos de recursos”» diz Philip Scheffler, líder de projeto da Convenção do Circular Valley na Messe Düsseldorf GmbH.
Já é possível reservar espaços e adquirir bilhetes para a feira, quer seja expositor, parceiro ou visitante. Os bilhetes de visitante incluem o acesso a todas as áreas da conferência (dois palcos), à exposição e à área de start-ups, bem como ao evento exclusivo com um programa inspirador, no dia 12 de março.
Os bilhetes de visitante têm tudo incluído e oferecem acesso total a todas as áreas da convenção: a conferência com dois palcos, a exposição e a área de arranque, bem como o evento noturno exclusivo em 12 de março de 2025 com um programa inspirador. Uma oferta de catering de alta qualidade também está incluída e será fornecida em todo o hotel. Até 15 de novembro de 2024, há um desconto antecipado no preço do bilhete (549 euros em vez de 649 euros para o Bilhete Corporativo e 449 euros em vez de 549 euros para o Bilhete Ciência).
Os primeiros a inscrever-se terão um desconto de early bird. Até 15 de novembro, os bilhetes ‘corporate’ custam 549 euros em vez dos 649 euros a partir dessa data. Os bilhetes 'ciência' começam nos 449 euros e, a partir do mesmo momento, sobem para 549 euros.
www.ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa