Equipas vencedoras
A cerimónia de entrega de prémios decorreu no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, tendo sido atribuído aos três melhores projetos a concurso, um valor monetário de 3.500 euros.
Candidataram-se ao prémio 14 equipas compostas por mais de meia centena de estudantes universitários, provenientes de todo o país, empenhados na criação dos produtos alimentares que vão fazer a diferença no futuro. O prémio reconhece alimentos inovadores e saborosos que respondam aos gostos e necessidades dos consumidores, combatendo, em simultâneo, o desperdício alimentar.
A equipa vencedora foi a Fusion Rolls, constituída por estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto | FCUP, da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e da Universidade Lusíada - Norte, Campus Vila Nova de Famalicão do Porto, com os rolinhos de fruta desidratada, sustentáveis e nutritivos, à base de desperdício de uva. E irá representar Portugal na competição europeia – Ecotrophelia Europe -, que reunirá representantes de mais de uma dezena de países, que decorrerá em outubro na SIAL, a principal feira de novas tendências do sector agroalimentar, em Paris, França. Na fase nacional receberam um valor monetário de 2.000 euros.
Esta equipa, foi distinguida pelo Parque da Ciência e da Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), onde será incubada, durante quatro meses, e terá acesso ao programa de aceleração de ideias de negócio da Escola de Startups. A equipa terá ainda o apoio das consultoras Market Access e Ivity Brand Corp nas componentes de marketing e Branding.
O Prémio Prata (1.000 euros) foi atribuído à equipa Trinca-Espinhas, composta por alunos da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, que concorreu com crackers de farinha de espinha de peixe, farinha de trigo e alecrim, aproveitando subprodutos da indústria.
A equipa Snactus recebeu o prémio Bronze (500 euros). Formada por alunos da Universidade de Aveiro, que apresentou um snack saudável e sustentável à base de folha de Opuntia ficus-indica (figo-da-Índia), e com vários níveis de picante.
Os prémios Ecotrophelia são organizados pela PortugalFoods com o objetivo de promover a inovação, empreendedorismo e competitividade no sector agroalimentar, incentivando o talento e a criatividade dos jovens estudantes do ensino superior a desenvolverem produtos alimentares eco-inovadores que respondam às exigências do futuro.
“Quisemos apresentar uma alternativa de snack com uma consistência tenra, muito prática de ingerir e que, à base de uva desperdiçada pela indústria alimentar, mas também de banana e amêndoa, seja uma forma muito conveniente, fácil, saudável e rápida de comer fruta on the go”, explicam as mentoras do projeto vencedor, Ana Fernandes, Catarina Lourenço e Mariana Fonseca.
No Ecotrophelia Portugal, estiveram a concurso quatro snacks alimentares, uma bebida, um produto à base de leite, um chocolate e um produto da categoria “biscoito doce, bolo e pastelaria”. Para as oito equipas finalistas, para além de muita mentoria e trabalho feito, há um prémio suplementar do Porto Innovation Center (PORTIC), parceiro do projeto, que vai dar a conhecer aos alunos o ecossistema de inovação e empreendedorismo, através de uma visita às suas instalações.
Deolinda Silva, diretora executiva da PortugalFoods, diz que esta edição “voltou a realçar a capacidade empreendedora, o espírito de união e as competências altamente qualificadas dos estudantes para a resolução de problemas complexos da indústria agroalimentar e na resposta às tendências de consumo. As gerações mais jovens estão, sem dúvida, muito comprometidas com a construção de um mundo mais sustentável e olham para os princípios da economia circular e da inovação como ingredientes para uma alimentação justa, equilibrada e sustentável”. Deolinda Silva sublinha ainda que este projeto mostra “que a indústria e as empresas estão alinhadas com os mesmos propósitos que os consumidores, procurando produtos mais inovadores, que incorporem novas tecnologias e que lancem as bases da alimentação do amanhã.”
Organizado desde 2017 pela PortugalFoods, o Prémio Ecotrophelia Portugal 2024 contou com o Alto Patrocínio da Presidência da República e o apoio da Câmara Municipal do Porto, do– Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), do Porto Innovation Center (PORTIC), da Agência Nacional de Inovação (ANI) e da APCER. Além da participação das consultoras Ivity Brand Corp e MarketAccess, tem o patrocínio de diversas entidades: Crédito Agrícola, Águas Monchique, Vieira de Castro, Novarroz, Primor, Super Bock, Delta, All the way Travel, Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI) e Creative Building Solutions (CBS).
Foi ainda premiada uma barra alimentar com beterraba para atletas de alta competição e para todos aqueles que querem ter “corações saudáveis”, da equipa de estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Beeta, com a distinção “Born from Knowledge”, promovida pela Agência Nacional de Inovação (ANI), no âmbito da iniciativa BfK Awards e da parceria com o Prémio Ecotrophelia Portugal, que distinguiu o projeto que mais se destaca pela sua base tecnológica.
A Beeta é uma barra nutritiva que combina laranja, beterraba desidratada, figo seco e farinha de alfarroba. Com um formato retangular, de cor roxa e aspeto granulado, oferece um sabor frutado que complementa o típico sabor terroso da beterraba. Este snack contém aproximadamente 400 mg de nitratos, substância que, comprovadamente, melhora o rendimento desportivo, devendo ser consumida duas a três horas antes do esforço físico ou diariamente nos dias que antecedem o esforço. A comercialização deste snack está prevista para o último trimestre de 2024.
A equipa receberá ainda a “Árvore do Conhecimento”, um prémio monetário de 1 000 € e um voucher para cobrir a viagem da equipa à feira SIAL Paris em Paris, França, que irá decorrer em outubro 2024. O troféu, a Árvore do Conhecimento, relaciona a arte com a tecnologia, expressando os valores da excelência científica e da relevância social e económica
Desde 2017, a ANI já premiou mais de 50 projetos e startups, nascidos da investigação académica, em concursos e prémios de inovação nacionais promovidos por entidades como Altice, Crédito Agrícola, BPI, Glintt, PortugalFoods e Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC) através do programa Born from Knowledge. Muitos deles são já símbolos da inovação nacional em Portugal e internacionalmente.
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