A faturação do setor da panificação e pastelaria industriais cresceu 12,8% em 2023, atingindo os 1.060 milhões de euros, de acordo com uma análise da Informa D&B ao setor.
As exportações totais do setor chegaram aos 358 milhões de euros, que corresponde a um crescimento de 14% em relação ao ano anterior, no qual tinham totalizado 314 milhões. Espanha é o principal destino das vendas ao exterior, com uma quota de 40% do total.
O valor das importações situou-se nos 647 milhões de euros, mais 25,9% do que em 2022. Espanha destaca-se também como o principal país de origem neste setor, com cerca do 67% do total.
No setor de panificação e pastelaria industriais operavam cerca de seis mil empresas no final de 2022, que representam mais de 22 mil postos de trabalho. Predominam no setor empresas privadas de capital nacional, mas com alguns concorrentes de maior dimensão e que pertencem a grupos estrangeiros.
A maior parte das empresas são de reduzida dimensão. Mais de 85% dos operadores têm menos de 10 empregados e apenas oito empregam mais de 250 pessoas. Nos últimos anos a quota de mercado das maiores empresas do setor tem crescido significativamente, num contexto competitivo difícil para as companhias de menor dimensão.
www.ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa