Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
Organização da PortugalFoods

Prémio Ecotrophelia Portugal escolhe produtos alimentares inovadores e sustentáveis

08/07/2024
Estudantes universitários dão a provar os produtos alimentares ecoinovadores, na a 8.ª edição do prémio Ecotrophelia Portugal, no dia 12 de julho, no Porto.
Imagen

A competição nacional da 8.ª edição do Prémio Ecotrophelia Portugal, organizada pela PortugalFoods, decorre no próximo dia 12 de julho, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. O grande vencedor irá representar Portugal na competição Ecotrophelia Europe, que se realiza num dos maiores certames mundiais do setor agroalimentar, a SIAL Paris, em outubro.

Ao todo, oito equipas finalistas a concurso vão apresentar produtos alimentares inovadores e sustentáveis, perante um exigente júri. São mais de três dezenas de jovens estudantes, de áreas multidisciplinares e provenientes de universidades de todo o país que vão responder ao desafio. Os produtos devem refletir as novas tendências de mercado e respeitar os princípios da economia circular e apresentar produtos alimentares e bebidas para todos os gostos, com ingredientes surpreendentes, dando prioridade no combate ao desperdício alimentar e demonstrando a sua viabilidade comercial.

O júri é composto por especialistas em inovação alimentar e stakeholders ligados ao setor agroalimentar selecionados pela sua notoriedade e competência.

Há vários prémios a concurso, com o objetivo de explorar oportunidades para os protótipos evoluírem até ao mercado, mas só uma equipa será a grande vencedora e irá representar o país no concurso Ecotrophelia Europe.

As oito equipas reúnem três dezenas de estudantes de sete instituições académicas, uma das quais pela primeira vez (Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa). A Universidade de Aveiro apresenta três projetos.

Organizado desde 2017 pela PortugalFoods, o Prémio Ecotrophelia Portugal tem o Alto Patrocínio da Presidência da República e o apoio da Câmara Municipal do Porto, da Agência Nacional de Inovação (ANI) e da APCER. Este ano conta também, pela primeira vez, com o apoio do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) e do Porto Research, Technology & Innovation Center (PORTIC). Participam ainda as consultoras Ivity e MarketAccess.

A representação portuguesa no Ecotrophelia Europe já obteve distinções em anos anteriores. Em 2020 foi grande vencedora e, em 2022, alcançou a segunda posição do pódio europeu.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    17/07/2024

  • Newsletter iAlimentar

    10/07/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial