Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
Testar a resistência e a fiabilidade do elemento de união de acordo com a norma estabelecida é a forma de garantir que as tampas e cápsulas de plástico permanecem sempre fixas às garrafas

Já está em vigor a obrigatoriedade de fixar as tampas às garrafas de bebidas

03/07/2024

A partir de hoje, todas as embalagens de bebidas até três litros presentes em lojas e supermercados devem incorporar mecanismos que garantam que as suas tampas permanecem sempre presas às garrafas. Esta é uma mudança que já está presente há vários meses em muitos produtos e que gerou uma nova forma de consumo que alguns descrevem como irritante, mas cujo objetivo é, entre outros, proteger o ambiente.

Fatores como a má utilização por parte dos consumidores que abandonam as tampas no ambiente, ou a sua perda em instalações de reciclagem devido ao pequeno tamanho, levaram a União Europeia a desenvolver a Diretiva Europeia 2019/904, que visa prevenir e reduzir o impacto de certos produtos plásticos, especialmente no ambiente aquático e na saúde humana.

Como resultado, uma das medidas foi o desenvolvimento da norma harmonizada UNE-EN 17665, que acaba de entrar em vigor, e que estabelece que as embalagens de bebidas até três litros devem manter as suas tampas e fechos de plástico ligados ao recipiente durante a fase de utilização. Espera-se assim garantir que estes produtos não sejam depositados no ambiente e sejam reciclados juntamente com a garrafa.

Imagen

Dificuldades de utilização

“Esta alteração tem causado alguma confusão devido a algumas dificuldades de utilização", explica Sergio Giménez, diretor de negócios do Instituto Tecnológico dos Plásticos Aimplas. “A diretiva obrigou as empresas a desenvolver novas tampas, uma mudança que, como qualquer inovação, leva tempo a adaptar-se. Algumas marcas já encontraram uma solução adequada, mas outras ainda têm muito a melhorar. No entanto, é apenas uma questão de tempo e a mudança desenvolver-se-á naturalmente. Não se trata de uma situação nova, temos exemplos semelhantes na história, por exemplo, os anéis das latas de refrigerantes, que agora são vendidos ligados à lata, funcionam perfeitamente e ninguém tem saudades das versões anteriores", acrescentou Giménez.

Especificamente, a norma introduz medidas de design destinadas a reduzir a dispersão ou o abandono das tampas no ambiente e a aumentar a sua reciclabilidade, mas para tal é necessário garantir que permaneçam sempre presas durante a utilização. Neste contexto, o Aimplas realiza testes nos seus laboratórios para avaliar a resistência e a fiabilidade do elemento de união em conformidade com a norma harmonizada.

São também realizados nos seus laboratórios testes relacionados com a sustentabilidade e a segurança das embalagens, tendo em vista, por exemplo, a utilização da embalagem por crianças, a resistência a micro-ondas e a máquina de lavar louça, NIAS, migração global e específica ou alterações organolépticas.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    17/07/2024

  • Newsletter iAlimentar

    10/07/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial