Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

BEI e BPI mobilizam 300 milhões de euros para apoiar PME e projetos sustentáveis em Portugal

02/07/2024
O Banco Europeu de Investimento (BEI) assinou um contrato de empréstimo no valor de 300 milhões de EUR com o Banco BPI. Esta operação visa financiar Pequenas e Médias Empresas (PME) e empresas de média capitalização (MidCaps), bem como entidades do setor público em Portugal, com foco nos projetos de ação climática e sustentabilidade ambiental.
Foto: BEI/Oscar Romero
Foto: BEI/Oscar Romero

Facilitando o acesso ao crédito, este empréstimo é fundamental para promover e acelerar os investimentos do setor privado, importantes para o crescimento e o emprego na economia portuguesa. A operação também contribuirá para as regiões de coesão, ajudando a reduzir as disparidades regionais.

"Estamos naturalmente orgulhosos por voltar a estabelecer uma parceria com o Banco BPI, especialmente com este montante significativo, destinado a apoiar as PME e a promover os projetos de sustentabilidade em Portugal, afirmou Birthe Bruhn-Léon, Head of the Financial Institutions Department do BEI. “Este financiamento não só impulsionará a economia e a criação de emprego, como também promoverá a coesão regional. Juntos, BEI e BPI, ao melhorarem o acesso ao financiamento por parte das PME, estão comprometidos em impulsionar a transição verde suportando investimentos destinados a combater as alterações climáticas.”

“No BPI, uma das prioridades é o apoio à competitividade e ao processo de transição sustentável das empresas e da economia portuguesa, ” afirmou Ana Rosas Oliveira, Administradora Executiva Indigitada do BPI. “Este acordo com o BEI vem reforçar a nossa atuação conjunta no domínio do financiamento verde, nomeadamente através da disponibilização de linhas específicas de apoio a empresas que privilegiem fatores ESG na sua estratégia e nos seus investimentos”.

O financiamento do BEI destina-se a apoiar investimentos em setores elegíveis, com pelo menos 85% dos fundos direcionados para investimentos de PME e MidCaps. No âmbito das entidades do setor público, aproximadamente 20% do montante total de investimento será dedicado a iniciativas de ação climática em setores-alvo como o transporte público urbano e suburbano, a geração de energia renovável, os projetos verdes (água e economia circular) e a eficiência energética.

O Banco BPI, enquanto intermediário para este empréstimo, utilizará este financiamento para desenvolver uma carteira de novos empréstimos no valor de 300 milhões de EUR com destaque para projetos verdes e de sustentabilidade ambiental, assegurando que os fundos são alocados de forma eficiente e eficaz.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    17/07/2024

  • Newsletter iAlimentar

    10/07/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial